Antes deste jogo, o avançado já tinha marcado, esta época, aos também colossos Barcelona, Bayern e Ajax. Soma em 2021/22 cinco golos na prova milionária, registo apenas superado por Jardel em 1999/00 (marcou a três campeões europeus).
Corpo do artigo
A receção ao Liverpool terminou com um sabor amargo para a equipa do Benfica com uma derrota por 3-1 mas, em termos individuais, há quem tenha saído com imagem positiva.
Darwin, que já marcara nesta edição da Champions a três clubes com títulos de campeão europeu no palmarés, juntou-lhes agora um quarto, com o tento aos reds.
Um feito único na história do futebol nacional dado que, até terça-feira passada, nenhum jogador numa única temporada havia feito golos a quatro emblemas já com faixas de campeão na prova maior de clubes do velho continente.
Ao todo, Darwin tem cinco golos na Liga dos Campeões esta época, todos eles a rivais de topo: fez dois ao Barcelona e um a Bayern Munique, Ajax e, agora na Luz, ao Liverpool.
No passado das águias, é preciso recuar a 1998/99 para se encontrar em Nuno Gomes um jogador com três golos a campeões europeus (dos cinco que apontou na prova) mas, mesmo assim, todos apenas a uma equipa, o Ajax. Já em 2005/06, Simão fez dois na edição desse ano, um também ao Liverpool e outro ao Manchester United.
O feito de Darwin frente aos reds na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões permitiu-lhe superar o registo de Jardel que, em 1999/00, pelo FC Porto, marcara a três campeões da Europa na mesma edição da Champions: as vítimas foram Real Madrid (três golos), Bayern (dois) e Barcelona (dois), somados nos dois embates com cada um destes adversários.
Aliás, dos dez tentos do brasileiro na prova, sete foram a estes "gigantes", mais dois do que os do uruguaio do Benfica que, no entanto, está em prova, podendo ainda atingir ou superar esse registo.
Nos tempos mais recentes, em 2020/21, também Sérgio Oliveira faturara contra os titulados Juventus e Marselha. Em relação ao Sporting, Bruno César tem o melhor registo, tendo marcado a dois campeões em 2016/17, o Real Madrid e o Dortmund.