Benfica nunca passou após perder na Luz por dois golos e o Liverpool avançou sempre que venceu fora na 1.ª mão. As águias já ganharam por 2-0 em Anfield, resultado que daria agora prolongamento, mas esse triunfo, em 2006, foi alcançado após vitória, na primeira mão, na Luz, por 1-0. Ao contrário, não há registos.
Corpo do artigo
O Benfica foi ultrapassado pelo Liverpool, por 1-3, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, um resultado que complica muito as aspirações benfiquistas de seguir em prova. Olhando ao passado das duas equipas nas competições europeias, e não apenas na Champions, há um trilho inédito a desbravar pelas águias para colocar a mão no bilhete das "meias".
A perder por dois golos, o Benfica ainda conseguiu reduzir a desvantagem, mas o Liverpool voltou a repor a diferença em dois golos. Segue-se a visita a Anfield com um objetivo em mente que, como reconheceu Nélson Veríssimo, está agora ainda mais difícil, embora o técnico dos encarnados não assuma, desde já, a eliminação. "Continuamos a acreditar, a eliminatória não está fechada", referiu.
Mesmo que o passado não entre em campo, este mostra a tendência e percebe-se que o Benfica terá de fazer algo que nunca foi feito. Na realidade, e não apenas na prova dos milhões, as águias nunca se qualificaram depois de terem perdido o primeiro jogo em casa por mais de um golo. Em 1997, na Taça das Taças, perderam na Luz por 0-2 e foram vencer a Florença por 1-0. Num total de seis eliminatórias, o clube da Luz perdeu pela margem mínima em casa e só por uma vez arrancou o apuramento fora, em Bucareste, diante do Dínamo, com triunfo por 2-0.
Porém, a dificuldade aumenta quando se olha para o adversário. De facto, o Liverpool nunca foi eliminado numa prova europeia sempre que venceu fora na primeira mão, que não foi o caso de um embate com as águias. Em 2006, o Benfica venceu em Anfield com dois golos de Miccoli e Simão, resultado que agora daria prolongamento, mas já tinham vencido na primeira mão, na Luz, com um tento de Luisão. Esta foi mesmo a única vitória benfiquista no recinto dos reds em cinco partidas, que incluem... quatro desaires.
Ingleses com apenas 13 derrotas
O Liverpool venceu os cinco jogos que realizou esta época na Liga dos Campeões como visitante. Mas, como tem sido o rendimento dos reds quando é visitado?
O registo não é animador, mas há exemplos que podem ser seguidos. Mesmo que nunca tenha sido eliminado quando venceu primeiro fora, o clube da cidade dos Beatles não tem sido bom anfitrião. Num total de 105 encontros caseiros, apenas perdeu... 13, um deles com o Benfica, em 2006 (0-2), depois de ter também perdido na Luz (1-0).
Nas referidas partidas, só um adversário venceu por um "score" que daria o apuramento direto às águias: Real Madrid, em 2014, por 3-0. Os triunfos de Atalanta, em 2020 (2-0), Chelsea, em 2009 (3-1) e Barcelona, em 2001 (3-1), dariam prolongamento.