Imagens publicadas nas redes sociais mostram Zelenski a chegar a uma das zonas sinistradas acompanhado pela sua escolta militar.
Corpo do artigo
O presidente ucraniano deslocou-se hoje à província de Kherson, no sul da Ucrânia, para coordenar as operações de emergência com as autoridades da região afetada pelo desastre provocado pela destruição da barragem de Kakhova.
"Em Kherson, visitei os pontos de passagem, onde as pessoas estão a ser retiradas das zonas inundadas", afirmou Volodymyr Zelensky na sua conta do Telegram, onde também publicou um vídeo da sua reunião com as autoridades locais.
"A nossa tarefa é salvar vidas e ajudar o maior número possível de pessoas. Agradeci às equipas de salvamento e aos voluntários. Obrigado a todos os envolvidos nestas tarefas", escreveu o chefe de Estado ucraniano citado pela agência de notícias espanhola Efe.
1666722955353640960
Imagens publicadas nas redes sociais mostram Zelenski a chegar a uma das zonas sinistradas acompanhado pela sua escolta militar.
Na sua conta no Telegram, o Presidente da Ucrânia publicou outro vídeo, no qual é visto a ouvir os responsáveis pelo dispositivo de salvamento numa das localidades de Kherson que foi inundada pela água transbordada da barragem.
16496087
"É importante calcular os danos e atribuir fundos para compensar os residentes afetados pelo desastre", disse Zelensky, apelando à ajuda para que as empresas afetadas pelas inundações se possam deslocar para outras partes da região.
A barragem de Kakhovka situa-se na região de Kherson, anexada pela Rússia, mas as forças ucranianas controlam a parte situada na margem direita do rio Dniepre e as tropas russas a margem esquerda.
A Ucrânia e a Rússia acusam-se mutuamente da destruição de parte da barragem, que fornece água à península da Crimeia, ocupada e anexada pela Rússia em 2014.
16496341