"Rui Pinto está a ter tratamento especial pelas suas capacidades ou pelos segredos a que acedeu?"
Declarações à TSF de André Inácio, professor universitário, perito em investigação criminal e segurança e antigo inspetor da PJ
Corpo do artigo
"[...] Porque pelos segredos a que [Rui Pinto] acedeu, corre perigo de vida. Se isto é verdade, também pode ser verdade outra coisa que nos leva à seguinte dúvida: ele está a ter um tratamento especial pelo nosso sistema de justiça pelas suas capacidades ou pelos segredos a que acedeu?". A pergunta pertence André Inácio, professor universitário. Em declarações à TSF, o antigo inspetor da PJ e perito em investigação criminal e segurança mostra-se contrário à eventualidade de Rui Pinto vir a colaborar com Polícia Judiciária.
A ser verdade que "lhe vão dar uma nova identidade, vencimento, acesso ilimitado e casa, então isto vai funcionar como estímulo para outros hackers. A ideia que sobra é a de que o crime compensa. Ou seja, os hackers vão atuar e quando forem apanhados dizem: 'Estava só a chamar a atenção dos polícias para ver se era contratado'", refere na entrevista à rádio TSF.
"Importa recordar que Rui Pinto é um pirata informático que foi apanhado, não é um arrependido, portanto é alguém que se não tivesse sido detido teria continuado a sua atividade criminosa", assinala, algo que levanta "grandes dúvidas sobre a sua ética e validade para o sistema de justiça", disse ainda.