Rei da Tailândia em "isolamento" num hotel de luxo na Alemanha e com 20 concubinas
Fuga do rei durante um período de crise sanitária é mal vista naquele país e muitos tailandeses arriscam criticar, apesar da pena de 15 anos de prisão que isso acarreta
Corpo do artigo
O polémico rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, de 67 anos, está a passar uma espécie de férias num luxuoso hotel alpino da Alemanha, ignorando a crise sanitária mundial que também afeta o seu país e está, com isso, a gerar ondas de contestação. O refúgio do monarca que herdou a coroa em 2016 é ainda mais controverso por nele estar um harém de pelo menos 20 concubinas, desconhecendo-se, porém, se as suas quatro mulheres estão presentes.
Rama X, como é conhecido o rei tailandês, teve uma autorização especial da região alemã onde está hospedado para que fosse acolhido no hotel, enquanto todas as restantes unidades hoteleiras estão encerradas. A comitiva contava com inúmeros empregados, dos quais 119 já foram mesmo repatriados por serem suspeitos de terem coronavírus.
A polémica estadia de Rama X na Alemanha foi tópico importante de discussão nos últimos dias na Tailândia, nas redes sociais, com muitos habitantes daquele país a arriscarem a pena de 15 anos de prisão por criticar o rei.
A Tailândia tem 1388 casos de coronavírus e anunciou sete mortes até ao momento.