1800 milhões de euros é, para já, o custo do plano
Corpo do artigo
O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta quarta-feira o lançamento de um plano global coordenado de resposta humanitária para combater a Covid-19 em alguns dos países mais vulneráveis do planeta, para proteger milhões de vidas e travar a propagação do vírus pelo mundo.
O plano pretende ajudar a travar a propagação do vírus na América Latina, Ásia, África e Médio Oriente.
O Covid-19 já matou mais de 16 mil pessoas em todo o mundo e há já cerca de 400 mil casos reportados. O vírus está agora a chegar a países que já viviam crises humanitárias devido a conflitos, desastres naturais e alterações climáticas.
Este Plano de Resposta será implementado por agências da ONU em colaboração com Organizações Não-Governamentais e irá fornecer equipamento laboratorial e produtos essenciais para o teste do vírus e o tratamento das pessoas, instalar pontos de lavagem de mãos em campos e assentamentos, promover campanhas de informação pública sobre como as pessoas se podem proteger a si e aos outros do vírus, estabelecer pontes aéreas em África, na Ásia e na América Latina para a circulação de trabalhadores humanitários e de bens.