País da Oceânia conta com 514 infetados.
Corpo do artigo
A Nova Zelândia anunciou este domingo a primeira morte devido ao novo coronavírus, desde o início do surto da covid-19 no país, que regista 514 infetados.
As autoridades sanitárias neozelandesas indicaram tratar-se de uma mulher, de cerca de 70 anos.
A doente foi hospitalizada na semana passada e o diagnóstico inicial foi de gripe. O pessoal do hospital, na costa ocidental, não usou equipamento de proteção, disseram. Deste modo, as autoridades colocaram em quarentena, por duas semanas, 21 funcionários hospitalares.
Na passada quarta-feira, a Nova Zelândia decretou o estado de emergência e confinamento obrigatório, durante um mês, devido à pandemia da covid-19. Negócios e atividades públicas não essenciais, como escolas, restaurantes e eventos desportivos foram encerrados ou cancelados, enquanto supermercados, farmácias e centros de saúde continuam a funcionar.
Além do estado de emergência, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, anunciou que os cidadãos de regresso ao país que mostrem sintomas da covid-19 ficarão em isolamento em instalações designadas pelas autoridades, depois de ter proibido, na semana anterior, a entrada no país de turistas estrangeiros.
As exceções ao isolamento obrigatório são funcionários de serviços essenciais, pessoas que vão comprar alimentos e que façam exercício solitário.