Número de mortes ocorridas devido aos incêndios florestais que lavram no país desde domingo aumentou para 36.
Corpo do artigo
O número de mortes ocorridas devido aos incêndios florestais que lavram no país desde domingo aumentou para 36, anunciou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), indicando que estão desaparecidas sete pessoas.
Segundo a adjunta nacional de operações da Proteção Civil Patrícia Gaspar, que falava num 'briefing' na sede da ANPC no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, a 36.ª vítima mortal é um homem que estava hospitalizado no Hospital de Viseu.
Além desta vítima mortal, no distrito de Viseu registaram-se também mortos em Vouzela (seis), Carregal do Sal (um), Nelas (um), Oliveira de Frades (um), Santa Comba Dão (cinco), Tondela (três) e na Autoestrada 25 (um).
No distrito de Coimbra estão contabilizados mortos em Penacova (dois), Oliveira do Hospital (cinco), Arganil (quatro) e Tábua (três).
No distrito da Guarda morreram duas pessoas e no de Castelo Branco registou-se uma morte.
De acordo com o presidente do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Cílio Correia, o ferido grave que morreu é um homem de 48 anos - que se encontrava com queimaduras em 80% a 90% do corpo -, e que faleceu durante a tarde de hoje.
No balanço realizado às 19h30, a adjunta nacional de operações contabilizou 200 ocorrências de incêndios florestais, com 47 em curso, mobilizando 3.568 operacionais, apoiados por 1.085 viaturas e um meio aéreo.
Dos incêndios que lavravam no país, 26 mereciam "importância elevada", em particular o da Lousã, combatido por 720 operacionais, destacou Patrícia Gaspar.
Além dos 36 mortos já confirmados, permanecem desaparecidas sete pessoas, uma na Figueira da Foz, uma na Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra), duas em Nelas, duas em Santa Comba Dão e uma em Mortágua (distrito de Viseu).
Segundo a Proteção Civil, registaram-se até ao momento 63 feridos, dos quais 15 graves - descontando o que entretanto morreu e ao contrário do que foi inicialmente referido -, entre eles um bombeiro, existindo outros 19 operacionais com ferimentos ligeiros.