Tem Medicina no horizonte, mas sonha com o futebol e estreou-se com 15 anos

Tem Medicina no horizonte, mas sonha com o futebol e estreou-se com 15 anos
João Fernando Vieira

Maria André estreou-se na segunda divisão nacional pela equipa principal da Ovarense.

Maria André é natural de Milheirós de Poiares e, no futuro, pretende enveredar pelo ramo da Medicina, porém, mantém o sonho de se tornar jogadora profissional de futebol e parece estar no bom caminho.

Com apenas 15 anos, a avançado estreou-se na segunda divisão nacional pela equipa principal da Ovarense, e é a mais jovem do plantel. A vareira leva quatro jogos consecutivos a titular e contabiliza um golo e uma assistência. No próximo dia 9, a Ovarense desloca-se a Braga para defrontar as locais, detentoras da Taça de Portugal, em jogo a contar para a terceira eliminatória da prova rainha. Na antevisão ao encontro, Maria afirma que a equipa vareira irá "lutar até ao fim" para honrar o emblema e poderá causar uma surpresa. " Temos consciência de que irá ser um jogo muito difícil. O Braga é das melhores equipas do nosso país, mas vamos à luta. Somos muito unidas e estamos motivadas para fazer coisas boas. Podem contar connosco para surpreender", atira.

Curiosamente, Maria iniciou o percurso no desporto pelo hóquei, e só em setembro do ano passado começou a jogar futebol. A jogadora revela que, desde pequena, sempre teve bastante jeito para a bola e promete "muito trabalho" para ajudar a Ovarense a alcançar os objetivos propostos. "Comecei por jogar hóquei para praticar algum desporto e não ficar parada. Contudo, quis arriscar e segui o meu sonho. Só tenho a dizer que nasci para isto", afirma a jovem, que diz sentir-se "grata e orgulhosa" por representar um clube como a Ovarense: "Sinto-me muito bem aqui. É a minha primeira equipa e fui muito bem recebida. É uma instituição histórica e quero honrar esta camisola."

Na segunda divisão, a Ovarense disputa a fase de manutenção e procura, nesta eliminatória, voltar a elevar o nome nos grandes palcos do futebol feminino.