A FPF anunciou que a I Liga feminina passará a ser disputada por 20 equipas divididas em duas séries, a partir da próxima temporada. Em 2021/22 haverá uma redução para 16 emblemas.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta quarta-feira que o campeonato feminino vai sofrer alterações. Na temporada 2020/21, ao invés de 12 equipas a I Liga feminina contará com 20 emblemas. Portanto, aos 12 conjuntos que nesta época disputaram a prova, juntam-se os oito vencedores de série do campeonato da II Divisão Nacional.
A I Liga será dividida em duas séries (Norte e Sul) de dez equipas que disputarão a fase regular. Depois, seguir-se-ão outras duas fases: apuramento de campeão e permanência.
Na "fase de campeão" vão participar os quatro primeiros classificados de cada série, ou seja, oito equipas. Na "fase de manutenção", como é designada, participam os restantes 12 clubes - 6 descem à II Liga e os outros 6 continuam no principal escalão.
Na temporada seguinte, 2021/22, a I Liga passa a ser disputada por 16 formações: as 8 da fase de campeão mais as 6 que conseguirem a permanência e ainda duas que vão ser promovidas da II Liga. Nesta época também se disputará a prova com duas séries (Norte e Sul), mas agora compostas por oito equipas cada.
Confira os quadros com as alterações: