Xabi Alonso e o conflito da seleção feminina: "As minhas filhas vão lembrar-se..."
Treinador do Bayer Leverkusen reagiu à polémica em torno da Federação Espanhola de Futebol, colocando-se do lado das jogadoras.
Corpo do artigo
Xabi Alonso, antigo internacional espanhol e atual treinador do Bayer Leverkusen, reagiu esta quarta-feira à polémica que rodeia a Federação Espanhola de Futebol (RFEF), na sequência do beijo forçado que o antigo presidente Luis Rubiales deu à jogadora Jenni Hermoso após a conquista do Mundial feminino.
Em conferência de imprensa, o técnico colocou-se do lado das jogadoras que recusaram representar a seleção enquanto não fossem aplicadas mudanças na federação.
"As minhas filhas vão lembrar-se no futuro daquilo por que estas mulheres lutaram. Elas estão a lutar por algo que é bom para o futebol, mas também para a sociedade. O futebol é apenas um jogo. Por tudo o que está a acontecer neste momento, isto só pode ser o primeiro passo, mas é um passo importante", apontou.
Qualificando o episódio de Rubiales como "vergonhoso" para a RFEF, Alonso lamentou o impacto da situação para as campeãs mundiais.
"Elas conseguiram ser campeãs do Mundo, devia ter-se falado sobre o seu sucesso. Mas às vezes podem sair coisas boas de coisas más, quando se luta pela causa correta. As jogadoras estão a lutar pelos seus direitos e claramente estão num bom caminho. Depois das coisas que vimos num passado recente, é importante que as coisas mudem no futebol espanhol e na federação espanhola", sentenciou.
Recorde-se que a nova selecionadora espanhola, Montse Tomé, surpreendeu ao convocar, para os jogos contra a Suécia e a Suíça, 15 campeãs do mundo e outras jogadoras que tinham pedido para não serem convocadas enquanto não houvesse mudanças na federação, na sequência do escândalo do beijo forçado do antigo presidente Luis Rubiales à futebolista Jenni Hermoso, durante o Mundial.
Depois de uma reunião, que terminou já de madrugada, o presidente do Conselho Superior do Desporto, anunciou que a grande maioria das jogadoras aceitou reintegrar os trabalhos da seleção.
17057074
17048365