Fátima Pinto foi a heroína da equipa das Quinas, ao marcar o golo decisivo nos instantes finais do desafio.
Corpo do artigo
Mais um feito histórico para o futebol feminino português! A Seleção Nacional venceu a Bélgica por 2-1 e apurou-se para a segunda ronda do play-off de acesso ao Campeonato do Mundo do próximo ano, que se vai disputar na Austrália e na Nova Zelândia.
Com 2645 espectadores nas bancadas do Estádio do FC Vizela, incluindo Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, a Seleção Nacional entrou muito bem na partida e, logo aos cinco minutos, Jéssica Silva teve uma soberana oportunidade para fazer balançar as redes, mas atirou ao lado. Aos 14', Diana Gomes perdeu a bola em zona proibida e Wullaert, isolada na cara de Patrícia Morais, viu a guarda-redes do Braga negar-lhe as intenções com uma intervenção fantástica. Sempre por cima no encontro, a equipa orientada por Francisco Neto abriu o ativo à passagem dos 28', quando Joana Marchão fez um cruzamento milimétrico e Diana Silva apareceu a concluir. Contra a corrente do jogo, Wullaert, de penálti, restabeleceu a igualdade perto do intervalo.
Na segunda parte, Fátima Pinto, Jéssica Silva e Carole Costa estiveram muito perto de apontar o segundo da formação lusa, mas a bola teimou em não entrar. Até que Fátima Pinto, no derradeiro suspiro, levou à loucura os adeptos que marcaram presença no palco do clube minhoto, com um cabeceamento vitorioso.
Na próxima terça-feira, dia 11, Portugal irá medir forças com a Islândia, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, na segunda ronda do play-off de apuramento para o Mundial.