Caso a Seleção Nacional feminina consiga, na Sérvia, o mesmo resultado que alcançou no primeiro confronto entre as duas formações, entrará para a derradeira jornada do grupo H da zona europeia de qualificação para o Mundial de 2023 (diante da Turquia, em Vizela) a depender exclusivamente de si para garantir uma vaga no play-off.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de futebol feminino defronta, esta sexta-feira, dia 2 de setembro, a congénere sérvia em Stara Pazova, a partir das 19h00, numa partida a contar para a penúltima ronda do Grupo H da zona europeia de qualificação para o Campeonato do Mundo do próximo ano, que se disputará na Austrália e na Nova Zelândia.
A equipa das Quinas entrará em campo a dois pontos do conjunto sérvio mas, caso repita o resultado obtido no primeiro duelo entre as duas formações, sairá do desafio a depender exclusivamente de si para chegar ao play-off (o segundo lugar assegura presença nessa fase).
A 21 de outubro de 2021, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, Portugal bateu a Sérvia por 2-1. Na altura, Ana Borges (agora a futebolista mais internacional de sempre) inaugurou o marcador, aos 28 minutos. Contudo, perto do intervalo, a jovem Nina Matejić restabeleceu a igualdade. Já na segunda parte, aos 52", a capitã Dolores Silva apontou, de grande penalidade, o tento da vitória lusa.
À entrada para as duas derradeiras jornadas, as comandadas de Francisco Neto seguem no terceiro posto e somam 16 pontos em oito jogos (a Alemanha, vice-campeã da Europa, é líder do agrupamento, com 21), fruto de cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Além disso, a turma portuguesa marcou 20 golos e sofreu oito.
Atualmente, no ranking FIFA, Portugal ocupa a 27ª posição, enquanto a Sérvia é 35ª colocada.
15126943