Nos sete confrontos passados entre as duas formações, a equipa das Quinas apenas venceu por uma vez, em 2001.
Corpo do artigo
Na próxima quarta-feira, dia 13, Portugal defronta, a partir das 20 horas, no Leigh Sports Village, em Wigan, os Países Baixos, numa partida a contar para a segunda jornada do grupo C do Campeonato da Europa de futebol feminino.
Este será o oitavo confronto entre as duas seleções e o histórico da equipa das Quinas frente ao conjunto neerlandês, atual detentor do troféu continental, não é nada favorável.
Numa análise aos sete duelos anteriores, os Países Baixos somam seis vitórias, enquanto a formação lusa apenas venceu por uma vez. No que respeita ao número de golos, as neerlandesas marcaram por 20 ocasiões e a turma portuguesa por sete.
No primeiro desafio, realizado a 14 de março de 1997, para a Algarve Cup, os Países Baixos triunfaram por 1-0.
Porém, no terceiro jogo, de qualificação para o Mundial de 2003, Portugal saiu vitorioso por 2-1 (com um bis de Sónia Silva), a 8 de dezembro de 2001.
No último encontro, disputado a 13 de setembro de 2014, a Seleção Nacional, já comandada por Francisco Neto, acabou derrotada por 3-2, com Jéssica Silva a anotar o primeiro tento luso. Nessa partida (onde Vivianne Miedema, ponta de lança de 25 anos do Arsenal, foi um autêntico pesadelo ao apontar um hat-trick), do atual plantel de Portugal, jogaram ainda Patrícia Morais, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Carolina Mendes, Ana Borges e Diana Silva.
15010549