José Manuel Neves, presidente da AF Porto, pretende chegar “rapidamente às três mil atletas”
Corpo do artigo
A Associação de Futebol do Porto ultrapassou pela primeira vez a AF Lisboa em número de praticantes no futebol feminino. Em 2022/23, a maior associação de futebol do país tinha 1957 inscritas em futebol e futsal, tendo agora 2590, registando assim um aumento de 633 atletas. A lisboeta tinha, na época passada, 2122 atletas e esta temporada conta com 2586. Em terceiro lugar continua a Associação de Futebol de Braga que passou de 1386 praticantes para 1678.
José Manuel Neves congratulou-se pelo facto de a associação que lidera ser “pela primeira vez, também a primeira em atletas femininos, nas modalidades de futebol e futsal feminino”. Para o presidente da AF Porto, este crescimento “reflete o trabalho que tem sido desenvolvido na captação de mais atletas”.
José Manuel Neves considera que os números atingidos são “um passo importante” e aumenta a responsabilidade da AF Porto. “Leva-nos a ter de trabalhar ainda mais para que o números de atletas femininas progrida de forma consolidada”, salientou. O dirigente sabe, por outro lado, o motivo do salto significativo dado no setor feminino. “Fica a dever-se à visibilidade do futebol feminino, a que não é alheia o bom desempenho da seleção portuguesa, e também às condições que os clubes da nossa associação oferecem às atletas”, defendeu, reconhecendo, no entanto, que “a grande dificuldade da progressão do futebol feminino tem a ver com carência de instalações”. “A ajuda que a Federação Portuguesa de Futebol deu no programa “Crescer 20-24”, com o melhoramento das instalações desportivas, tem-se revelado muito importante para a concretização deste objetivo”, enalteceu.
A AF Porto tem todos os escalões no futebol e no futsal feminino e pretende continuar a crescer. “Queremos chegar rapidamente às três mil atletas praticantes. Continuaremos a apoiar, como até hoje, os clubes para captar mais jovens atletas para que este ambicioso objetivo seja possível em breve”, prometeu.
Perto do recorde de atletas
A Associação de Futebol do Porto já ultrapassou os 40 mil praticantes em futebol e futsal masculino e feminino, tendo 40200 inscritos. Um número bem superior ao que registava nesta altura no ano passado (37500), estando a 300 do número atingido no final da época passada. “Vamos facilmente ultrapassar esse registo de 40500 praticantes no final da época”, assegurou José Manuel Neves.