Francisco Neto e o empate com a Nigéria: "Em nada toca no que era o objetivo do estágio"
Portugal empatou 3-3 com Nigéria, desperdiçando uma vantagem de dois golos.
Corpo do artigo
Pormenores: "Os pormenores acabaram por fazer a diferença. Entrámos bem no jogo, com estratégia bem delineada, a reconhecer os momentos que podíamos explorar, frente a uma equipa nigeriana muito forte, campeã africana e mais titulada do continente africano. Fruto dos objetivos que tínhamos traçado para este estágio, optámos por fazer algumas alterações, que surtiram efeito."
Análise e objetivo do estágio: "Criámos bastantes oportunidades de golos, conseguimos chegar a uma vantagem confortável e podíamos aumentado para o 3-0, mas, depois, sofremos um golo no final da primeira parte. Na segunda, voltámos a marcar e podíamos ter ampliado outra vez a vantagem, mas, depois, e se calhar fruto do calor que se fazia sentir, e da fadiga do final de época, e alguma falta de discernimento nas tomadas de decisão, acabámos por nos deixar empatar. Isso em nada toca no que era o objetivo do estágio, que era o crescimento da equipa, poder experimentar outro tipo de contexto, de equipas. Também conseguimos dar minutos a muitas jogadoras num contexto de grande adversidade, pelo que foi muito positivo. Como equipa e ideia de jogo, conseguimos crescer."
Golo da Telma Encarnação: "A Telma (Encarnação) era uma jogadora que já perseguia o golo há muito tempo. Teve a sua oportunidade e o grupo fez com que tivesse boas condições para finalizar. Era algo que desejava muito, pois tem-no feito em todos os escalões. É uma jogadora em quem confiamos muito e queremos que cresça neste contexto de adversidade. Mas, acima de tudo, é preciso valorizar o trabalho do grupo, que a potenciou e ajudou, a ela e a todas as outras."