Jogadora promissora, Cristiana somou 19 golos em 24 jogos esta temporada. "A união do grupo", defende, foi a chave do sucesso do clube, que "tem tudo" para alcançar mais coisas boas. A avançado, de 21 anos, foi uma das figuras da subida do clube da Damaia à Liga BPI e promete continuar a somar muitos golos e a erguer troféus no regresso à divisão principal
Corpo do artigo
O Damaiense sagrou-se campeão da II Divisão e carimbou a subida à Liga BPI, o escalão principal do futebol feminino nacional. Cristiana Duarte tem apenas 21 anos e foi uma das figuras em destaque na formação de Tomás Tengarrinha, exibindo-se ao mais alto nível, com 19 golos apontados em 25 jogos. No futuro, o sonho é ganhar um Campeonato do Mundo com a camisola da seleção portuguesa.
O Damaiense sagrou-se campeão da II Divisão e regressa à Liga BPI, um ano depois da descida de divisão. Como caracteriza a temporada a nível coletivo?
- A nível coletivo, alcançamos o nosso objetivo, que era a subida de divisão. Conseguimos ainda atingir o primeiro lugar da tabela e ser campeãs, mesmo quando pensávamos que isso seria impossível. Foi uma época inconstante, cheia de altos e baixos e com bastante desgaste psicológico e físico devido à competitividade que se viveu na segunda divisão.
Numa época desgastante tanto a nível físico como psicológico, como disse, o que prevaleceu e veio ao de cima no grupo para atingirem o sucesso?
-Na minha opinião, a chave para o sucesso da temporada foi a união da equipa, o espírito de sacrifício e a crença de que, no fim, podíamos ser felizes.
A Cristiana protagonizou uma grande época e marcou 19 golos em 25 jogos, ajudando o clube a cimentar uma posição na II Divisão. Sente que esta foi uma das suas melhores épocas até agora?
-A nível pessoal foi das melhores épocas que tive até agora, sem dúvida. Consegui, na primeira fase, ser a melhor marcadora do campeonato e na fase de apuramento de campeão estive no top dez das melhores marcadoras. Senti-me em forma desde o início até ao fim da temporada, sem lesões e em boa forma física.
Qual é o segredo para marcar tantos golos?
-Sou uma jogadora veloz, confiante, responsável e que gosta de ajudar a equipa. O segredo foi o grupo que tive comigo, pois sem elas não teria tido este sucesso. Somos um grupo muito jovem, mas com muita vontade de conquistar tudo o que temos para conquistar.
O que podemos esperar de si na próxima temporada?
- Podem esperar uma jogadora focada em alcançar os objetivos propostos e pronta para ajudar a equipa no que for preciso.
Quais são as ambições e os sonhos da Cristiana Duarte?
- Ambiciono chegar à principal Seleção Nacional, continuar a marcar muitos golos e ganhar títulos. O meu sonho é ganhar um Campeonato do Mundo por Portugal e ser campeã da Liga BPI.
Um clube que significa muito
Apesar de estar a cumprir a primeira época ao serviço do Damaiense, Cristiana sente um "carinho especial" pelo emblema que a valorizou. "É um clube pelo qual tenho um carinho especial, por todas as conquistas, pelos laços com jogadoras e dirigentes e pelas memórias. Quando abracei o projeto procurava, acima de tudo, um clube que apostasse em mim e que me desse a oportunidade de mostrar as minhas qualidades. O Damaiense tem tudo para ter sucesso no futebol feminino português", sublinha a avançado.
"O nosso futebol feminino evoluiu imenso"
Cristiana Duarte sente uma enorme evolução do futebol feminino português, explicando que o crescimento é notório e que a aposta é cada vez maior. "Quando comecei a jogar ingressei numa equipa masculina, porque não havia equipas femininas de formação. Hoje em dia vemos que tudo isso evoluiu imenso. Espero que continuemos neste crescimento e um dia, quem sabe, possamos atingir o patamar profissional do futebol masculino", desejou.