No Estadio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha, "La Roja" superiorizou-se à França e arrecadou a primeira edição da prova.
Corpo do artigo
Depois de ter vencido o Campeonato do Mundo no último verão, a Espanha conquistou, esta quarta-feira, a primeira edição da Liga das Nações de futebol feminino, batendo a França, carrasco de Portugal no Grupo A2 da prova, por 2-0 no duelo decisivo.
No Estadio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha, 32 657 espectadores viram "La Roja" inaugurar o marcador à passagem dos 32 minutos: Olga Carmona, a heroína da final do Mundial da Austrália e da Nova Zelândia – marcou o golo do triunfo diante da Inglaterra (1-0) –, tirou um cruzamento açucarado do lado esquerdo e, no coração da área, Aitana Bonmatí, a melhor jogadora do planeta em 2023, apareceu a empurrar para o fundo das redes da guardiã Pauline Peyraud-Magnin – a criativa do Barcelona, de 26 anos, foi considerada a MVP da final four da competição.
Já na segunda parte, aos 53’, Mariona Caldentey fechou a contagem, com a assistência a ficar a cargo de Athenea Del Castillo.
Recorde-se que, após o triunfo na meia-final, frente aos Países Baixos (3-0), a seleção espanhola assegurou, ainda, um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris, que decorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024. Por ser a anfitriã do evento, a turma francesa já tinha presença garantida.