Ao fim de seis meses de competição, o Sporting é a única equipa que ainda não perdeu na Liga BPI.
Corpo do artigo
Catorze vitórias e um empate em 15 jogos disputados é o registo do Sporting na presente edição da Liga BPI. Um feito único na prova que deixa a equipa comandada por Susana Cova na liderança da fase de Apuramento de Campeão, com 16 pontos, a par do Famalicão, que tem um jogo a mais.
Porém, não são só os pontos que elevam as leoas, mas a forma letal como têm levado a melhor sobre as adversárias diretas. Apesar de ter perdido a Taça da Liga para o Benfica, na passada quarta-feira (2-1), as leoas têm conseguido superiorizar-se no campeonato. Nos dois dérbis - disputados em reduto encarnado -, o Sporting venceu por duas ocasiões: na primeira fase por 3-0 e no último fim de semana por 1-0, sendo a primeira equipa a impor derrotas em casa ao Benfica. Um resultado que lhes permitiu ascender à liderança da prova.
Relativamente aos outros dois adversários diretos, frente ao Braga, e a contar para o campeonato, as leoas venceram pela margem mínima (1-0). Já com o Famalicão, a história é outra, uma vez que a formação minhota foi a única que as conseguiu travar, no empate a dois golos nesta segunda fase da competição. E é aliás esse o jogo grande da próxima jornada, entre os dois primeiros, e que pode mudar o topo da classificação. A partida disputa-se domingo, às 16h00, em Famalicão. Com uma treinadora experiente e com jogadoras competentes, o Sporting assume-se como um sério candidato à conquista do título que lhe foge desde 2017/18.
A treinadora
Susana Cova
Idade: 46 anos
Aos 46 anos, Susana Cova é a treinadora das leoas, cargo que assumiu na temporada passada, depois de uma longa passagem pela FPF, onde orientou as seleções jovens. No Sporting, Susana Cova já tem 31 vitórias em 37 partidas. Neste momento, continua a lutar pelos triunfos na Liga BPI e na Taça de Portugal.
A jogadora
Nevena Damjanovic
Idade: 27 anos
Posição: defesa
No Sporting há três temporadas, Nevena Damjanovic é a capitã de equipa. Este ano, em 17 partidas disputadas, a central sérvia, de 27 anos, soma dez golos marcados. Destaque ainda para dois jogos em que foi decisiva: na vitória frente ao Braga (1-0) e no empate diante do Famalicão (2-2).