Elas também ajudam ao crescimento: futebol feminino em Portugal atinge níveis altos
A modalidade cresceu, no global, 13 por cento no último ano, e teve ainda um maior impacto no escalão de seniores, que registou um significativo aumento de 34 por cento de praticantes.
Corpo do artigo
O estereótipo sobre as mulheres praticantes de futebol está nitidamente a esbater-se. O crescimento da modalidade no universo feminino está a atingir níveis altíssimos: aumento de 13 por cento (no global) e com grande impacto nas seniores, que cresceram 34 %.
Dados que convencem os dirigentes federativos sobre o potencial da modalidade, que conheceu nos últimos anos uma abordagem profissionalizante. Um impulso que justifica o investimento no futebol feminino em cada plano de atividades da FPF. "Costuma dizer-se que os problemas também são oportunidades. No cenário terrível que enfrentamos, a dinâmica do futebol feminino não se perdeu e até acelerou o seu crescimento", realçou José Couceiro, diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol. Elas começam, portanto, a dar cartas no futebol e a deixar de estar na sombra para ambicionarem palcos maiores. E há clubes que se tornaram fortes parceiros neste processo evolutivo, caso do Valadares, apologista da igualdade de género.
Com 113 atletas, o clube do concelho de Gaia é o que tem mais jogadoras federadas. "Temos uma academia de futebol única no país, com todos os escalões desde os sub-11 aos sub-19, duas equipas seniores. A par do Sporting e do Benfica, este é o único clube com uma equipa B na II Divisão Nacional", apontou José Manuel Soares, presidente do Valadares. O sucesso, explica o dirigente, deve-se ao facto de se "privilegiar a igualdade de de direitos, sem descriminações, a todas as meninas/mulheres que queiram jogar futebol, numa perspetiva de futebol para todos", sublinhou, salientando o papel da Câmara Municipal de Gaia no apoio a um projeto "muito especial", iniciado há nove anos. "Numa primeira fase foi complicado. Vivemos numa sociedade muito preconceituosa e foi difícil afirmarmo-nos nesse contexto, mesmo perante os nossos adeptos, mas, atualmente, o futebol feminino faz parte do ADN do clube", frisou.
14442881