No encontro decisivo, as águias, bicampeãs nacionais, vão medir forças com o Braga, atual detentor do troféu, reeditando, assim, o duelo da época passada.
Corpo do artigo
O Benfica apurou-se para a final da Taça da Liga de futebol feminino, depois de ter vencido, fora de portas, o Sporting por 2-4, na segunda mão das meias-finais (no primeiro duelo, as bicampeãs nacionais já tinham triunfado por 4-1, no Seixal).
No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, as leoas apresentaram-se mais destemidas em relação aos últimos dois dérbis lisboetas e, à passagem dos 26 minutos, já depois de Diana Silva ter deixado o primeiro aviso (12"), abriram o ativo: após uma jogada de paciência, com muita circulação de bola, Diana Silva recorreu a um passe formidável para isolar Ana Capeta, que, descaída para o lado esquerdo, já dentro da área, rematou em arco para o fundo das redes. Logo a seguir, Kika Nazareth teve o empate nos pés, mas Hannah Seabert agigantou-se e travou o disparo da internacional portuguesa.
A formação verde e branca foi, então, à procura do segundo e, aos 33", Ana Capeta ficou perto de bisar, com Ana Seiça a salvar a turma encarnada em cima da linha de golo. Costuma-se dizer que "quem não marca, sofre" e foi precisamente o que aconteceu: Jéssica Silva, ainda antes do intervalo, restabeleceu a igualdade.
1580413
A abrir a segunda parte, houve festival de golos: aos 51", Kika Nazareth - que foi deixando alguns pormenores deliciosos ao longo da partida - recuperou o esférico em zona subida, isolou-se e, na cara de Hannah Seabert, mostrou toda a sua classe, aplicando uma "chapelada" à guardiã norte-americana; volvidos dois minutos, Ana Capeta, elemento em maior evidência no ataque leonino, deu o melhor seguimento a um cruzamento de Chandra Davidson e fez o 2-2; aos 58", Kika Nazareth também chegou ao bis e voltou a adiantar as águias no marcador.
Já nos derradeiros instantes do desafio, a recém-entrada Marta Cintra fechou a contagem, com um remate cruzado de pé direito.
Na final, as bicampeãs nacionais vão medir forças com o Braga, atual detentor do troféu, reeditando, assim, o duelo da última temporada.
Ficha de jogo:
Sporting - 2
Benfica - 4
Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete
Árbitra: Ana Afonso (AF Porto)
Sporting - Hannah Seabert; Chandra Davidson, Carolina Beckert (Rita Fontemanha, 81"), Bruna Lourenço e Ana Borges; Joana Martins; Andreia Bravo, Cláudia Neto (Maiara Niehues, 59") e Ana Teles (Vera Cid, 81"); Ana Capeta (Inês Gonçalves, 81") e Diana Silva (Alícia Correia, 90")
Treinadora: Mariana Cabral
Benfica - Rute Costa; Catarina Amado, Ana Seiça, Carole Costa e Lúcia Alves; Ana Vitória (Andreia Faria, 85"), Pauleta, Andreia Norton (Christy Ucheibe, 72") e Cloé Lacasse; Kika Nazareth (Marta Cintra, 85") e Jéssica Silva (Nycole Raysla, 72")
Treinadora: Filipa Patão
Golos: Ana Capeta (26" e 53"), Jéssica Silva (39"), Kika Nazareth (51" e 58") e Marta Cintra (90")
Amarelos: Lúcia Alves (13"), Ana Borges (34"), Ana Vitória (34") e Catarina Amado (68")