No presente ano, a médio conseguiu algo nunca dantes alcançado: foi eleita a melhor jogadora da Liga dos Campeões, que venceu pelo Barcelona, e do Campeonato do Mundo, que conquistou ao serviço da seleção da Espanha. Prémios "The Best", da FIFA, e "Ballon d'Or", da revista France Football, estão-lhe destinados.
Corpo do artigo
Depois da inolvidável geração do "tiki-taka" comandada por Xavi Hernández e Andrés Iniesta, que levou a equipa do Barcelona e a seleção da Espanha à glória eterna, eis que, por estes dias, há uma nova linhagem que tem adotado essa fórmula do sucesso, mas no futebol feminino. A maestrina da orquestra dá pelo nome de Aitana Bonmatí Conca, que, sempre que sobe ao palco, consegue juntar os supremos predicados dos dois antigos génios produzidos na fábrica de La Masia.
16913940
Natural de Sant Pere de Ribes, município na comarca de Garraf, na Catalunha, a médio tocou o paraíso futebolístico em 2023. Após a lesão grave sofrida por Alexia Putellas, em julho do ano passado - a melhor futebolista do planeta em 2021 e 2022 ficou sem competir cerca de dez meses -, Aitana teve a responsabilidade de assumir a batuta do Barcelona na última temporada e saiu-se lindamente no papel de protagonista principal: pelo clube blaugrana, venceu a Liga dos Campeões - prova na qual foi considerada a melhor jogadora -, o campeonato espanhol pela quarta época consecutiva e ainda a Supertaça de Espanha, apontando 17 tentos e fazendo 21 assistências em 37 encontros pelo conjunto culé - ou seja, participou, de forma direta, em 38 golos, apresentando, assim, uma média superior a uma contribuição decisiva por partida.
Já com a camisola da Espanha, a "playmaker" arrecadou, há menos de uma semana, a nona edição do Campeonato do Mundo, que se realizou na Austrália e na Nova Zelândia, tendo recebido o "Golden Ball", galardão atribuído à melhor jogadora do certame intercontinental - durante o torneio, Bonmatí, que foi titular nos sete desafios que "La Roja" disputou, faturou por três vezes e assistiu as compatriotas em duas ocasiões.
16912901
Com um dom excecional para causar estragos nas defensivas adversárias, através de iniciativas individuais ou por meio da dimensão coletiva, a atleta tornou-se, deste modo, na primeira futebolista, entre homens e mulheres, a conquistar, no mesmo ano, a Champions League e o Mundial e, simultaneamente, a ser eleita a melhor jogadora em ambas as competições. De acordo com o Soccerdonna, plataforma do site alemão Transfermarkt para o futebol feminino, Aitana, de 25 anos, é, por esta altura, a par da australiana Sam Kerr, avançado de 29 anos do Chelsea, a segunda futebolista mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de 500 mil euros - Alexia Putellas, que completará 30 anos a 4 de fevereiro de 2024, lidera o ranking, estando avaliada em 550 mil euros. No entanto, analisando a conjuntura atual, é bastante provável que, na próxima atualização, Bonmatí salte para o topo da lista.
Por fim, no que respeita aos prémios "The Best", da FIFA, e "Ballon d'Or", da afamada revista France Football, também é praticamente certo que conhecerão outras mãos: as de Aitana Bonmatí, a nova proprietária incontestável do trono e da coroa.