A seleção dos "três leões", comandada pela neerlandesa Sarina Wiegman, não deu a mínima hipótese à Suécia, vice-campeã olímpica e segunda classificada do ranking FIFA.
Corpo do artigo
A Inglaterra está na final do Campeonato da Europa de futebol feminino, após ter goleado a Suécia por 4-0.
Com 28624 espetadores (incluindo os futebolistas Victor Lindelöf, Harry Maguire e Juan Mata) nas bancadas do Bramall Lane, em Sheffield, até foi a congénere sueca a entrar melhor na partida, com Stina Blackstenius a cabecear à trave aos nove minutos e Fridolina Rolfö a rematar com muito perigo aos 14".
Contudo, a seleção dos "três leões" adiantou-se no marcador à passagem do minuto 34, com Beth Mead, à meia-volta, de pé direito, a colocar a bola no fundo das redes, após um cruzamento de Lucy Bronze. Desta forma, a extremo de 27 anos do Arsenal, atual melhor marcadora da competição, chegou ao sexto golo da conta pessoal.
15049501
Na segunda parte, aos 48", inversão de papéis. Após um canto cobrado por Mead, Bronze fez o 2-0, através de um cabeceamento que passou por um cacho de jogadoras.
Volvidos 20 minutos, o conjunto inglês dilatou a vantagem, com Alessia Russo a apontar um golo antológico, que, certamente, vai correr o mundo. De calcanhar, a avançada do Manchester United fez um "túnel" à experiente guarda-redes Hedvig Lindahl.
Pouco depois, aos 77", Fran Kirby, após nova assistência de Beth Mead, fechou o placard, picando a bola por cima da guardiã da formação nórdica, que não conseguiu suster o remate da criativa do Chelsea.
15049118
A Inglaterra, país organizador do torneio, fica agora à espera do vencedor do Alemanha - França, que se disputa esta quarta-feira, dia 27, a partir das 20h00, no Stadium MK, em Milton Keynes.
A final do Europeu está marcada para as 17h00 do próximo domingo, dia 31, no Estádio de Wembley, em Londres.
15045485