Sem o castigado António Silva e com Bah ainda lesionado, o técnico dos encarnados terá de remodelar o setor recuado. Treinador avalia a melhor solução: pode passar pela inclusão de João Victor ou Tomas Araújo no onze, jogando com a polivalência de Aursnes, ou voltar pontualmente ao 3x4x3, com João Neves na direita.
Corpo do artigo
Vai ser com um setor recuado remendado que o Benfica vai tentar superar o desafio de derrotar amanhã o Salzburgo, na Áustria, por uma margem de dois golos, de modo a conseguir um bilhete de entrada no play-off da Liga Europa. Sem António Silva, expulso no último jogo da Liga dos Campeões, e com Bah lesionado, Roger Schmidt terá de remodelar a defesa, contando com a polivalência de Aursnes, João Neves e João Victor ou com a aposta em Tomás Araújo para preencher a lacuna em aberto.
O Benfica não só desperdiçou uma vantagem de três golos na receção ao Inter, na ronda anterior da Champions, como perdeu ainda António Silva para o último e decisivo embate, na deslocação à cidade de Mozart, onde mora um adversário que venceu na Luz na jornada inaugural da prova e num jogo em que o jovem central também foi expulso ainda na madrugada da partida (13’). No embate seguinte, com os italianos, Schmidt lançou Bah e Bernat nas alas, com Otamendi e Morato no eixo defensivo, solução que não tem agora disponível porque o lateral direito está lesionado e o segundo sem qualquer ritmo de competição devido a paragem por lesão.
Olhando às últimas opções do treinador das águias, o regresso ao 3x4x3, com João Neves e Aursnes como alas direito e esquerdo, voltando Morato - tem sido o lateral esquerdo nos últimos encontros - ao eixo para fazer parceria com Otamendi e Tomás Araújo é um cenário possível, apesar de Roger Schmidt ter abdicado do esquema no dérbi com o Sporting após a derrota com a Real Sociedad.
Diante do Inter, após a expulsão de António Silva, a recomposição da defesa foi conseguida com a entrada de Tomás Araújo para o eixo, por pouco mais de seis minutos, algo que pode ser aplicado agora desde o início. Porém, a entrada de João Victor, central que tem sido adaptado a lateral direito, poderia permitir a derivação de Aursnes para a esquerda e a aposta em Morato na dupla com Otamendi.