Rui Costa: "Que futuros atletas possam dar os primeiros passos precisamente nesta casa"
Declarações do presidente encarnado no seu discurso no almoço referente à inauguração da Casa do Benfica de Santarém 2.0, este domingo
Corpo do artigo
Projeto pioneiro: "A visão 2.0 que hoje [domingo] concretizamos tornará ainda mais ambiciosa e marcante a presença do Benfica nesta cidade. E é também um importante ponto de partida e de viragem para o futuro. Santarém é pioneira num projeto estruturante para o Benfica e que servirá de modelo para futuras casas noutras geografias, portuguesas e além-fronteiras."
O modelo 2.0: "O modelo Casa do Benfica 2.0, além de assegurar todas as valências tradicionais, soma a componente associativa a uma visão mais empresarial, com serviços diferenciados para os benfiquistas e a população em geral, em linha com os valores fundamentais do clube. A integração com a comunidade e o respeito pela sua identidade são linhas essenciais deste conceito inovador. Atividades desportivas e educativas, dirigidas aos miúdos e aos mais velhos de acordo com as prioridades identificadas em cada região, a par de serviços inovadores e complementares que convidam à frequência da Casa, tornam este conceito ambicioso e de indiscutível excelência. Viver o desporto como forma de integração social é uma das ideias matriciais da Casa 2.0. e que assume enorme relevância nos domínios do estudo em idade escolar, da prática desportiva, do envelhecimento ativo ou da convivência familiar, por entre uma oferta gastronómica de referência."
Esperança que futuros atletas possam dar os primeiros passos na casa: "Um espaço para viver Benfica, num sentimento solidamente enraizado de uma grande família unida pela paixão ao nosso clube, mas também ao serviço da comunidade, ao serviço das gentes locais, numa vivência salutar capaz de envolver todas as gerações pelo desporto. Que futuros atletas possam dar os primeiros passos precisamente nesta casa, aqui em Santarém."
Agradecimentos: "Gostaria de terminar com um agradecimento muito especial a duas pessoas que muito contribuíram e deram de si para que esta casa fosse uma realidade. Se hoje a inaugurámos, a eles muito se deve. Refiro-me ao nosso vice-presidente, Dr. Domingos Almeida Lima, e ao diretor do Departamento das Casas, Jorge Jacinto. A ambos, o nosso muito obrigado. O sucesso deste projeto será também o sucesso do Benfica. Acreditamos, sem quaisquer reservas, que o novo caminho desta Casa 2.0, mesmo com as dificuldades e os desafios inerentes a quem é pioneiro, será percorrido com a determinação tão característica dos benfiquistas. E que o resultado será frutuoso. Acreditamos, igualmente, que mais Casas do Benfica seguirão este caminho, tornando assim o nosso querido Benfica ainda mais forte e glorioso."