De férias, o extremo despediu-se dos colegas e elementos do clube, anunciando a mudança para a Luz. O conjunto de Buenos Aires já encerrou a temporada e o jovem atacante espera agora ordem para viajar. Já retirou por isso todos os seus pertences do centro de treinos do emblema onde se formou.
Corpo do artigo
Fechada a temporada do Vélez Sarsfield, Gianluca Prestianni está livre para concluir definitivamente a sua mudança para o Benfica. E, segundo apurou O JOGO, o jovem extremo, ainda de 17 anos, já se despediu mesmo do clube, quer de responsáveis e funcionários quer de companheiros, informando todos que o seu caminho segue agora por outras paragens, nomeadamente por Lisboa, tendo explicado que o seu próximo clube será o Benfica.
O Vélez ganhou no domingo passado ao Colón (3-1), salvando-se da despromoção, mas não conseguiu, por outro lado, assegurar o acesso à disputa da Taça da Argentina. Como tal, o emblema do bairro de Liniers, em Buenos Aires, encerrou a época e o grupo de trabalho entrou de férias. Assim, e enquanto espera pela indicação para viajar com destino ao nosso país, Prestianni já fechou a sua etapa no clube onde foi formado, tendo mesmo retirado os seus pertences da Villa Olímpica, complexo desportivo onde o Vélez realiza os seus treinos.
Com o negócio avançado já desde o verão, como o nosso jornal revelou na altura, os clubes têm tratado dos derradeiros pormenores e acertos do processo nas últimas semanas, sendo que Prestianni apenas poderá rubricar o seu contrato com as águias a 31 de janeiro de 2024, dia no qual cumpre os 18 anos, no culminar de uma transferência que irá custar aos cofres da Luz um valor a rondar os nove milhões de euros, com o Vélez a assegurar 15 por cento de uma mais-valia numa futura venda. O jogador irá assinar um vínculo válido até 2028, por cinco temporadas e meia, mas poderá marcar presença em Lisboa mais cedo. Sem compromissos de agenda com o Vélez, poderá passar pela capital portuguesa e pelo Benfica Campus neste mês de dezembro com o objetivo de dar início ao processo de mudança para Portugal. Voltará à Argentina para celebrar as festividades natalícias e de final de ano com a sua família, após as quais viajará então com destino a Portugal, aí em definitivo para ser reforço de Roger Schmidt para o que resta da temporada.
Lançado em 2022 no Vélez, Prestianni, que pode atuar nos dois flancos, prepara-se para deixar assim o clube com 39 partidas disputadas, três golos marcados e uma assistência.
É visto como um jogador de grande potencial na Luz. “Ainda não está nada fechado, nada assinado, vamos aguardar. Já disse publicamente que havia um pré-acordo desde julho, por considerarmos que este jogador pode ser uma mais-valia. Mas vamos esperar até janeiro”, disse Rui Costa no início da semana a propósito do extremo.