Jornal norte-americano compara o caso português com o de Espanha.
Corpo do artigo
O New York Times considera que as medidas tomadas pelo Governo português no combate à pandemia mundial de covid-19 são merecedoras de elogios.
Numa reportagem que compara o caso luso com o da vizinha Espanha, a postura de Portugal é destacada pelo médico Rodríguez Artalejo, do Comité Europeu de Investigação de Saúde, da OMS. "O principal vizinho de Espanha está a dar-se muito melhor. Apesar de partilhar uma fronteira superior a 750 milhas, Portugal passou as 200 mortes por covid-19 na semana passada, enquanto Espanha atingiu as 10 mil", pode ler-se.
"O primeiro-ministro António Costa aproximou os políticos da oposição. Costa avisou que Portugal pode sofrer mais, mas o dr. Rodríguez Artalejo diz que, até ao momento, Portugal merece admiração: 'Penso que atuaram de forma eficiente e ao mesmo tempo que nós, numa altura em que a pandemia ainda não tinha tanta propagação'", refere o clínico espanhol, citado pelo NY Times.
No que diz respeito a Espanha, a publicação norte-americana aponta uma "tendência dolorosa" como motivo principal da propagação massiva do novo coronavírus:
"A epidemia espanhola tornou-se um exemplo doloroso da tendência de um governo em ignorar as experiências de outros países com a covid-19", refere o NY Times.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS