António Costa: "Há uma luta mundial por ventiladores, viseiras, luvas, máscaras"
Primeiro-ministro António Costa esteve no "Programa da Cristina", na SIC.
Corpo do artigo
Falta de material hospitalar: "Não vou alimentar essa polémica, todos os dias adquirimos mais material. Há uma luta mundial por ventiladores, viseiras, máscaras. Estamos a pagar uma fatura de esse material ser produzido num único país que esteve fechado dois meses. Uma empresa de confeção que hoje não tem fatos, saia, camisas para produzir, porque não tem quem compre, tem equipamento que pode converter em máscaras, etc".
Informação verdadeira: "DGS tem autonomia e responsabilidade que não pode fazer isso [dar informações para que as pessoas não usem máscaras, por exemplo, sendo mentira]. Quando vou a um médico queixar-me, aceito o diagnóstico e faço o que ele me manda. O nosso médico neste caso é a DGS, temos de fazer o que manda. Em todas as situações todos temos um primo médico que diz "ah eu fazia assim", mas eu cá ouvia todos mas fazia o que a DGS me manda".
Compra de muito material: "Estamos a preparar-nos para se acontecer [o pior]. Temos 88 por cento das pessoas em tratamento domiciliário, porque não é necessário que estejam no hospital. Ainda não chegamos a situação de rotura, mas temos de estar prevenidos para o pior. Ninguém quer que os médicos tenham de escolher a quem vai aplicar o ventilador, como vimos em Itália".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS