Corpo do artigo
A viver desde o Verão no paraíso das massas e pastas, Miguel Veloso está basicamente proibido de lhes tocar. O JOGO soube que o futebolista do Génova, de Itália, se comprometeu há algum tempo com um programa de trabalho específico que consiste em treino físico suplementar e uma dieta rigorosa. Este programa, delineado pelo gabinete de nutrição do clube italiano, já fez com que Miguel Veloso perdesse cerca de seis quilos, atingindo o seu peso ideal (sensivelmente 78 quilos), e mantém-se em vigor para lhe permitir manter a linha.
O internacional português tem feito normalmente mais um treino diário do que os seus colegas - quando estes se preparam em regime bidiário, até aí ele treina três vezes -, estando quanto à dieta aconselhado a refeições ligeiras e espaçadas em duas horas e proibido de tocar em alimentos com elevado teor de gordura ou açúcar - uma das regras é, por exemplo, a troca de Coca-Cola normal (bebida de que Veloso é apreciador) pela versão light, menos calórica. E é ainda direccionado para o corredor dos legumes e das frutas, depois de passar pelo do peixe.
Em 2005/06, quando jogava no Olivais e Moscavide, por empréstimo do Sporting, Veloso também se entregou a um regime que o pôs em forma. "Como ele tem tendência para engordar, aumentámos-lhe o volume de trabalho e desenvolvemos um programa alimentar. Soltou-se muito e atingiu um patamar de rendimento que se notou na época seguinte, já no Sporting", assinala Rui Dias, à data treinador da equipa lisboeta, a O JOGO, salientando que é preciso ter compromisso: "Depende sempre do indivíduo. No caso do Miguel, ele fez um esforço sério e muito particular."
Também no Génova este plano - que se intensificou depois de em fins de Novembro o presidente, Enrico Preziosi, ter dito, em alusão ao futebolista ex-Sporting, que preferia "um burro que corresse a um cavalo parado"... - tem tido resultados satisfatórios e é com base nele que o clube italiano encara o esquerdino como... reforço de Inverno. Nos últimos quatro encontros, Veloso jogou quatro minutos (no empate em Cesena), mas a expectativa do técnico Davide Ballardini é a de que o português volte depressa a ser uma das referências do meio-campo.
Está na lista do Fenerbahçe
Mesmo sem estar a encantar na sua primeira época como emigrante, Miguel Veloso continua a ser um nome interessante para a generalidade dos clubes europeus. Tanto assim é que na Turquia, destino recente de quatro internacionais portugueses (Manuel Fernandes, Quaresma, Simão e Hugo Almeida, jogadores do Besiktas), fala-se com insistência de um ataque-surpresa do Fenerbahçe ao esquerdino ex-Sporting tendo em vista um empréstimo até ao fim da época. Apesar desse eventual assédio, e com o mercado a fechar segunda-feira, são reduzidas as hipóteses de Veloso sair.