Corpo do artigo
De olhos sempre postos na baliza contrária e na forma como a equipa se movimenta para lá chegar, Paulo Sérgio não descura pormenores e faz questão de assumir as rédeas do treino específico que ministra à sua linha avançada. E como ele a gere: exige, grita, rectifica, alerta e até executa, para que os seus pupilos o sigam nos exemplos dados. E nem se faz rogado na hora de colocar a bola à mercê dos goleadores. Pega nela e "lá vai disto", cruzamento na cabeça de Saleiro, bola para o peito e rotação de Pongolle, tudo para que a achega rumo ao sucesso seja dada.
E quem ouve até gosta. Ontem, foi isso que se viu e ouviu de manhã. O técnico pegou nos homens da frente que levou para o estágio em Evian-les-Bains e apertou-lhes o nível da exigência na procura do golo. "Quero golo... golo... carrega para o golo!", ouviu-se, quando a especificidade do treino estava apontada às redes do trio de guardiães, ainda a conhecer as primeiras diabruras da famosa Jabulani. Paulo Sérgio foi mais longe e atirou-se aos pontas-de-lança, servindo-os para diferentes tipos de finalização, ora de cabeça, ora com o pé, outras vezes a pedir recepção para finalizar. "Quero uma recepção orientada", disparou, entre passes e cruzamentos que executou. O técnico sabe o que pede, ou não tivesse sido ele homem da mesma lide.
Atacar sim, defender rápido também
Ordens para atacar são diárias, mas Paulo Sérgio também pede que os avançados sejam os primeiros obstáculos ao oponente, e que o façam de forma rápida! O exercício matinal era simples. Dois avançados, um deles mais móvel, servidos por dois homens capazes de jogar nas extremidades, foram alinhados em pares. Postiga e Pongolle, Owusu e Saleiro, tinham a missão de mostrar como se chega às vitórias. Diogo Salomão e Vukcevic na esquerda, Izmailov e Djaló na direita, executavam combinações ofensivas que terminavam sempre com três homens na área - onde o extremo do lado contrário ao qual a bola era cruzada fazia a diagonal para a zona central. No reposicionamento, rápido, era aplicada a pressão.