Corpo do artigo
O avião que transportou a comitiva portuguesa partiu de Joanesburgo com cerca de uma hora de atraso. A viagem foi bastante tranquila, sendo que os jogadores começaram por ler alguns jornais do dia. Como era esperado, algumas apreciações individuais não agradaram aos atletas portugueses. Quebrada alguma frieza inicial, depois de ser servido o jantar, alguns jogadores deslocaram-se para o fundo do avião, casos de Raul Meireles, Rolando, Pedro Mendes, Miguel Veloso e Danny, onde conversaram com tripulação e jornalistas. Nessa altura já havia outra disposição e o desafio que ditou a eliminação com a Espanha foi analisado por alguns jogadores, enquanto outros aproveitaram para dormir. De qualquer forma, as atenções viraram-se para um futuro próximo. Primeiro, as férias e depois a qualificação para o Euro'2012.
JEB defende Queiroz
José Eduardo Bettencourt juntou-se aos defensores da continuidade de Carlos Queiroz no comando técnico da Selecção Nacional, afastando a possibilidade de uma demissão. "Quem dá a cara por projectos, está sempre sujeito a críticas e tem de estar preparado para tudo", afirmou o presidente do Sporting à margem da apresentação dos novos equipamentos das várias modalidades do clube para a temporada 2010/11. José Eduardo Bettencourt defendeu também que o País deve ter "mais orgulho naquilo que tem sido feito no futebol português".
Eusébio não condena CR7
Eusébio ainda não regressou a Portugal, e foi na África do Sul que comentou o desempenho de Cristiano Ronaldo no Mundial. Para o Pantera Negra, o capitão da Selecção Nacional deixou o continente africano sem glória. "Infelizmente para a selecção portuguesa, o Cristiano Ronaldo não esteve bem. Mas não vou condená-lo, porque também joguei à bola e sei que os momentos menos bons acontecem aos grandes jogadores. Tudo depende do momento, e o Cristiano Ronaldo não esteve num bom momento", reconheceu Eusébio.
Estreia em Guimarães
Depois de ter garantido presença no play-off de apuramento para o Mundial em Guimarães, a Selecção Nacional vai regressar ao Estádio D. Afonso Henriques. O recinto dos vimaranenses vai acolher o primeiro desafio da equipa das Quinas na campanha de qualificação para o Europeu'2012.
A partida está agendada para o dia 3 de Setembro e, na estreia, Portugal vai medir forças com Chipre. Quatro dias depois, a selecção portuguesa desloca-se à Noruega para cumprir o segundo jogo de apuramento. Até ao final do ano seguir-se-ão Dinamarca e Islândia.
Meia dúzia para o Porto
Tiago, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa e Raul Meireles - não quis falar - foram os jogadores que chegaram ao início da manhã ao Porto acompanhados de Agostinho Oliveira, adjunto de Carlos Queiroz. Daniel Fernandes, que não tinha viagem de avião marcada, também seguiu para a Invicta, mas de carro, na companhia da equipa de reportagem de O JOGO.