Corpo do artigo
Um raide-surpresa do FC Porto na Argentina deixou praticamente fechado a contratação de James Rodrígues, o jovem extremo do Banfield, tida como uma das maiores promessas do futebol sul-americano. Ao cabo de uma reunião de quatro horas entre representantes do FC Porto e do clube da I Divisão argentino, mantida no escritório do empresário Marcelo Simonian, foram dados passos decisivos para que as linhas gerais do acordo fossem alcançadas. Segundo O JOGO conseguiu apurar na Argentina, o clube azul e branco terá apresentado uma melhor proposta do que os sete milhões por 90% do passe avançada pelo Benfica há cerca de duas semanas - sem que isso signifique ter oferecido mais dinheiro -, o que realça ainda mais a eficácia do raide portista em Buenos Aires, logrando numa tarde alcançar o acordo que os encarnados vinham tentando alcançar há quase 15 dias. Segundo O JOGO apurou, o Benfica teria enviado ainda ontem um emissário para fazer uma derradeira tentativa de ganhar a corrida ao FC Porto.
Certo, é que James Rodríguez recebeu ainda ontem ordem para deixar o estágio que o Banfield vem realizando na localidade balnear de Mar del Plata, com vista ao Abertura de 2010, sinal claro de que o acordo está praticamente alcançado, devendo a transferência ficar consumada durante a manhã de hoje.
Tal como sucedeu em outros casos, entende-se o interesse de FC Porto e Benfica no mesmo jogador. No caso de James Rodríguez, nem sequer foram os rivais portugueses os primeiros clubes europeus a interessarem-se pelo jovem de 18 anos. Antes, já Juventus e Udinese, ambos da Serie A italiana, terão sondado o Banfield a saber das condições de uma eventual venda. A ser verdade o noticiado pela Imprensa italiana, a Vecchia Signora teria oferecido mesmo 4,5 milhões de euros, considerado insuficiente pelo clube da cidade situada a sul de Buenos Aires.
O valor do esquerdino está detectado há vários anos. Natural de uma pequena localidade da Colômbia, Rodríguez tornou-se, com apenas 14 anos, no mais jovem jogador a estrear-se no principal escalão do futebol daquele país. Na altura, no modesto e desconhecido Envigado, clube que em 2008 recebeu cerca de 500 mil euros do Banfield por metade do passe. Um ano antes brilhara no Campeonato Sul-Americano de sub-17 como uma das figuras da Colômbia, selecção que acabaria por perder apenas para o Brasil na final da competição. Na Argentina, o sucesso também, foi quase imediato. Uma boa integração valeu-lhe uma rápida entrada no habitual onze do Banfield, tendo-se destacado recentemente na Copa Libertadores, apontado cinco golos.