Corpo do artigo
A Selecção Nacional começou anteontem a preparar, em Rio Maior, a fase de apuramento para o Eurobasket' 2011, que se realiza na Lituânia. Nesta primeira fase de preparação, Moncho López chamou 15 jogadores para um estágio de observação que decorre até o próximo dia 22. Neste lote de convocados, destaca-se um agora luso-americano: Heshimu Evans. O jogador encarnado, de 35 anos, concluiu há poucos meses o processo de naturalização e o seleccionador nacional não hesitou em chamá-lo. "É uma grande honra. Sempre quis representar uma Selecção Nacional", revela, a O JOGO, o jogador do Benfica, que está grato a Portugal: "É um país importante na minha carreira e, agora, tenho oportunidade de retribuir."
Nos Estados Unidos, a notícia de que ia representar a equipa das Quinas foi bem recebida pelos familiares. "Eles sabiam que era muito importante para mim. Por isso, ficaram muito contentes e celebraram em casa", conta o basquetebolista.
Para Moncho López, Portugal só tem a ganhar com este novo "reforço". "A sua capacidade no um contra um é muito boa. É um jogador habituado à alta competição", lembrou o treinador espanhol. A inclusão de Heshimu Evans é uma das poucas boas notícias para o seleccionador nacional, pois já há duas baixas na lista inicialmente efectuada. Nuno Cortez e Francisco Jordão não compareceram ao primeiro dia de estágio, correndo o risco de sofrerem processos disciplinares. O técnico nacional não pode ainda contar com Carlos Andrade e Jorge Coelho, que estão a recuperar de lesões. Devido a estes problemas, Moncho López chamou o poste Marco Gonçalves, do Ginásio Figueirense.