Corpo do artigo
>E o Rei Pelé ganhou seis títulos
O São Paulo era, até 23 de Dezembro de 2010, a equipa com mais campeonatos conquistados no Brasil: seis, entre 1977 e 2008. De repente, viu-se apanhado pelo Flamengo e ultrapassado em dois títulos por Santos e Palmeiras. Um dado confuso, mas que se explica de forma simples: é que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), depois de consultar um estudo feito pelo jornalista e investigador Odir Cunha a pedido de Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos, decidiu reconhecer como campeões brasileiros os vencedores da Taça Brasil (disputada de 1959 a 1968) e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (entre 1967 e 1970), competições substituídas depois pelo campeonato nacional (o Brasileirão).
Esta decisão permitiu ao Santos aumentar substancialmente o seu acervo de títulos nacionais (de dois passou a ter oito), enquanto o Palmeiras dobrou as suas conquistas (juntou quatro às outras quatro que já possuía). Bahia, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense também ganharam mais um campeonato para o seu historial (o Bahia passou mesmo a ser considerado o primeiro campeão brasileiro por ter vencido a Taça Brasil em 1959).
A nova contabilização, todavia, leva a que tenham sido considerados dois campeões canarinhos nos anos de 1967 e 1968, quando se jogaram as duas competições (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa). Curiosamente, em 1967 o Palmeiras conquistou as duas provas, pelo que, na prática, se sagrou campeão duas vezes no mesmo ano!
Há ainda o caricato ano de 1987, onde, devido a desavenças relacionadas com os regulamentos - o campeonato foi disputado paralelamente entre dois módulos cujos vencedores não se chegaram a defrontar para uma finalíssima -, são considerados dois campeões: Sport Recife e Flamengo.
Em termos individuais, o grande beneficiado com a unificação dos títulos foi Pelé: o maior astro de sempre do futebol brasileiro (quiçá mundial), que não tinha qualquer título nacional, passou a ter seis, tornando-se no mais titulado de sempre, ao lado dos colegas Pepe e Lima.