Luís Filipe Vieira: "Sporting? O Benfica não tem de fazer comunicados, o presidente tem de falar"
Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica e candidato ao mesmo cargo nas eleições de 25 de outubro, deu uma entrevista ao canal televisivo NOW, este domingo
Corpo do artigo
Rui Costa garantiu que Mourinho aufere três milhões de euros limpos esta época, e quatro milhões na segunda. Faz sentido? "Só no fim é que se sabe. Os benfiquistas reagem em termos emocionais, não estou a fazer futurologia. Se o Benfica vencer o Chelsea, o FC Porto e o Newcastle, Rui Costa vai ganhar as eleições, os benfiquistas reagem assim."
Rui Costa disse que herdou um plantel envelhecido, teve de corrigir os seus erros? "Já estou cansado de proteger muita gente. O presidente é sempre o principal culpado. Acho que Rui Costa não está com amnésia, foi ele quem fez o plantel, juntamente com Tiago Pinto. Excluiu tantos jogadores da formação que o Benfica B pode descer de divisão. Vamos ver o que o Benfica vai receber dos jogadores vendidos ao Brasil. O Benfica tem 30 milhões de euros que não vai receber. Nunca vendi um jogador para o Brasil, sem ser para o Flamengo e o Palmeiras."
Como viu o comunicado do Benfica, relativamente ao jogo do Sporting com o Estoril? "Mais um golo fora de jogo, e mais um penálti perdoado. O Benfica não tem de fazer comunicados, o presidente tem de falar. O presidente do Benfica não pode estar calado. [Rui Costa] tem um bocado o dom da palavra, tem de falar para os benfiquistas. Continue assim, que vai ganhar muitos jogos... Ontem, não podia ter feito por causa da AG, mas deveria ter feito isso hoje. Comigo não havia comunicados, era boca aberta."
Considera que o Sporting tem o domínio do futebol português? "Os principais órgãos de decisão são todos verdes. Se um dia for presidente, o Benfica não se pode deixar ser enganado, vamos normalizar tudo."
Tem receio do inquérito aberto devido às acusações que fez a Pedro Proença? "Quem não deve, não teme, não tenho medo nenhum. Quando for presidente do Benfica, vamos ajustar isso tudo. Muita gente já está pelos cabelos com o Pedro Proença. Aquilo [FPF] é uma central de emprego que ele ali inventou. Já compraram, até, tendas para colocar as pessoas em lista de espera para entrar lá dentro. Ele, em vez de estar calado, ainda me quer provocar mais, disse a um amigo meu para não confiar em mim. Não sou eu que tenho a fama de ser mentiroso compulsivo. Vai chegar o dia para ajustarmos as contas todas, para vermos quem é o aldrabão."
Rui Costa disse que devolveu a credibilidade ao Benfica, como vê esta declaração? "Rui Costa está a sofrer de amnésia, o que ele disse é grave. Entreguei o Benfica como nenhum outro presidente entregou o clube ao próximo presidente. Deixei o clube com dinheiro, com credibilidade, com crédito em todo o mundo. Não havia um fornecedor que se queixasse que não recebia a tempo e horas. Ele não deu credibilidade ao Benfica, ele é que vai perdendo a credibilidade. Ele estava desejoso de ser presidente do Benfica, até agora não o soube ser. Ele não tem noção do que diz, deve ter sido o Nuno Catarino que lhe disse. Quando o COVID veio, eu tinha milhões em caixa, se não fosse o COVID, eu tinha deixado a dívida do Benfica quase a zero. Ele mente às pessoas e quer salvar o corpo dele. Alguma vez o Rui tinha capacidade para lidar com o sistema financeiro? Como vai ter resultados positivos, com as amortizações que tem? Está na altura de assentar de uma vez por todas, o Benfica corre sérios perigos de caminhar para um fosso, já começou a caminhar, mas ainda se pode recuperar. Vai ser difícil, face aos compromissos que Rui Costa assumiu. O próximo presidente do Benfica vai ter de suar muito para cumprir. Andei a protelar a candidatura enquanto não tivesse a garantia de um determinado fundo financeiro. Quero estar prevenido para cumprir. Quanto entrar, 200 milhões de euros entram rapidamente. Ele que tome o caminho dele, e que tente fazer o que foi bem feito. Ganhava cerca de 200 mil euros por ano e não fazia nada. Tínhamos de andar a pressioná-lo sempre."
Sobre a saída de Bruno Lage: "Disse a um amigo "estão a preparar a cama a Bruno Lage". Foi o Benfica que fez a cama ao Bruno Lage, disse-lhe "prepara-te que qualquer dia estás na rua". Eu despedi o Bruno Lage mas disse-lhe "é bom para ti e para o Benfica saíres neste momento", nunca lhe fiz a cama. Bruno Lage foi a única pessoa correta neste processo."
José Mourinho é o seu treinador? "Mourinho tem contrato com o Benfica, parece que há um acordo para poder sair no próximo ano. Se não formos campeões, não posso contar com José Mourinho. Relativamente a Rúben Amorim, isso é com o Noronha Lopes, não é comigo. Não fui eu que fui para Inglaterra, que fui dizer que o Bernardo Silva vinha para o Benfica. Garanto a todos os benfiquistas que nenhum jogador me vai apoiar, porque eu não quero. Não estou disponível para recolher apoios. Na futura estrutura do Benfica, só um jogador do Benfica pode trabalhar comigo. Não vou despedir por telefone o diretor [Mário Branco] que está lá. Se quiser trabalhar connosco, não tenho de despedir as pessoas só por despedir. É o diretor desportivo de um clube, já o tentei trazer, mas, se eu ganhar as eleições, ele tem de vir mesmo."
Gosta de Rúben Amorim? "Sempre tive uma boa relação com o Rúben Amorim, está a seguir o seu percurso, está bem empregado, vamos desejar-lhe a melhor sorte do mundo."
Relativamente à centralização dos direitos televisivos: "Abaixo dos 60 milhões de euros, não vale a pena assinar, vão prejudicar o Benfica."