Corpo do artigo
Arrancam esta madrugada as tão desejadas finais da NBA. Miami Heat e Dallas Mavericks conquistaram os títulos de Este e Oeste e vão agora medir forças numa reedição da decisão de 2006, na qual a equipa da Florida, então liderada por Shaquille O'Neal, virou um 0-2 para 4-2, para conquistar o anel de campeã na única final da história de ambas as equipas.
Apontados desde cedo como os grandes favoritos à vitória, principalmente depois da chegada de LeBron James e Chris Bosh a Miami para se juntar a Dwyane Wade para formarem os Big Three, os Heat, só após uma fase regular bastante intermitente - ficaram atrás dos sensacionais Chicago Bulls no Este e só ultrapassaram os Boston Celtics na recta final -, surgiram em brilhante forma nestes play-off. Na caminhada para a grande final, derrubaram de forma categórica, precisamente estes dois rivais, por esclarecedores 4-1.
Depois de ter sido eleito Rookie do Ano em 2003/04 e MVP da fase regular em 2008/09 e 2009/10, King James, uma pessoa tímida fora do campo, mas explosivo dentro dele, tem agora a oportunidade de se sagrar campeão pela primeira vez, a grande razão da sua mudança de Cleveland para Miami.
Mas primeiro terá de ultrapassar os Mavs, de Dirk Nowitzki, um amante de cerveja como qualquer bom alemão, e Jason Terry, os únicos "sobreviventes" da equipa texana de 2006 - Dwyane Wade e Udonis Haslem também continuam do outro lado da barricada.
Os homens de Rick Carlisle já mostraram que não estão para brincadeiras, isto se se considerarem os implacáveis 4-0 com que despacharam os ainda bicampeões LA Lakers nas meias-finais de Oeste.