Corpo do artigo
Dez jogos e quase dois meses depois de se ter lesionado na receção ao Manchester City, para a Liga Europa, Danilo foi finalmente integrado no trabalho de grupo. O brasileiro ainda só faz treino integrado condicionado, passo pelo qual todos os lesionados passam antes de estarem à disposição para fazer todos os exercícios da sessão a 100 por cento. Mas, a julgar pelo tempo que ainda falta para o jogo com o Beira-Mar (nove dias) é garantido que o lateral estará às ordens de Vítor Pereira. Aliás, a não ser que surja uma recaída, como aconteceu recentemente com Fernando, o brasileiro poderá treinar normalmente durante toda a próxima semana e, assim, ganhar algum do ritmo perdido.
Se o treinador assim o desejar, pode mesmo ser utilizado de início na próxima jornada. É um cenário pouco provável, dada a boa resposta dada por Sapunaru nas últimas partidas, mas possível. A convocatória, pelo menos, deve estar assegurada. Isto considerando a norma habitual do técnico, que deixa sempre um lateral no banco de suplentes. Tem sido Alex Sandro, mas o castigo de Álvaro Pereira puxa o brasileiro para a titularidade e convida ao regresso imediato do compatriota à lista.
Danilo sofreu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo. Inicialmente estimou-se a recuperação em seis semanas. Passaram oito, entretanto, mas o FC Porto não quis acelerar o processo, uma vez que há muito que faz trabalho condicionado.
A notícia da sua integração animou Vítor Pereira, mas também o próprio, que antes de partir para o treino não o escondeu no Twitter. "Booom dia! Bora trabalhar! Começando de novo", escreveu na sua conta pessoal. O novo arranque não lhe poderá valer mais do que quatro jogos (os que faltam para a época terminar), mas isso basta para que ainda possa ser importante na reconquista do desejado título.
Com Danilo integrado, restam Fernando e Maicon, ainda entregues ao departamento clínico. O trinco está parado há quase duas semanas com uma contusão na perna direita. Já o central fez tratamento a uma contusão no tornozelo direito. Ambos serão recuperáveis.
www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo