Corpo do artigo
Numa época que se adivinhava gloriosa pelo forte investimento realizado, o Flamengo tem somado derrotas e desilusões que arrastaram o popular emblema carioca para uma crise sem fim à vista. Ontem, Ronaldinho, Vágner Love e companhia até estiveram à altura e venceram o Lanús por 3-0. Porém, o resultado revelou-se insuficiente para o Fla rumar aos oitavos da Taça Libertadores porque o Emelec venceu o Olimpia com um golo de Quiñonez aos 90'+4', numa altura em que já se fazia a festa no Rio de Janeiro.
O tento dos equatorianos foi seguido em direto pelos jogadores do Flamengo ainda em pleno relvado e foi responsável por uma imensa depressão que se abateu sobre os integrantes do rubro negro carioca. Com as faces repletas de lágrimas, Vágner Love, Ronaldinho e Joel Santana transformaram-se nos rostos do insucesso de um projeto que nasceu torto e nunca mais se endireitou.
Um dos maiores problemas com que a presidente Patrícia Amorim se deparou foi com o atraso nos pagamentos de salários e prémios de jogo relativos ao ano de 2011. Sem o dinheiro depositado na conta bancária, alguns jogadores, com Alex Silva à cabeça, forçaram a saída do clube, enquanto outros, como Ronaldinho e Deivid, mostravam toda a sua insatisfação com a situação ao realizar exibições pífias nos jogos de início de época. A péssima caminhada na Taça Guanabara acabou por decretar o fim da "era Vanderlei Luxemburgo" no Fla e para o seu lugar foi contratado Joel Santana, treinador conhecido por criar bom ambiente de grupo, mas acusado de utilizar métodos de treino ultrapassados. Resultado: o Flamengo sofreu eliminações precoces em todas as competições que disputou.
Como se o insucesso no relvado não bastasse, os adeptos do Flamengo ainda tiveram que enfrentar um dia de intenso 'deboche' por parte dos rivais cariocas. Ontem, milhares de montagens a ridicularizar o clube, jogadores e equipas técnicas inundaram a internet, com Ronaldinho a ser o principal visado pelos adeptos de Fluminense e Vasco, clubes que já carimbaram o passaporte para os oitavos de final... da Libertadores.
Equipas já apuradas
para os oitavos da Libertadores
Santos (Brasil)
Lanús (Argentina)
Emelec (Equador)
Union Española (Chile)
Fluminense (Brasil)
Boca Juniors (Argentina)
Libertad (Paraguai)
Vasco da Gama (Brasil)
Corinthians (Brasil)
Cruz Azul (México)
Vélez (Argentina)
Nacional Medellín (Colômbia)
Universidad do Chile (Chile)
www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo