Futebol

Pedro Proença explica decisão sobre o Gil Vicente

Paulo Novais/Lusa

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, falou aos jornalistas após a Cimeira de Presidentes.

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, falou aos jornalistas após a Cimeira de Presidentes, que votou a reintegração do Gil Vicente na I Liga apenas na temporada 2019/20. O clube de Barcelos vai, por isso, alinhar no Campeonato de Portugal na próxima época.

"O Conselho de Presidentes decidiu manter o atual regulamento de competições em que preconiza que o Gil Vicente será integrado em 2019/20. Face às dificuldades de calendarização não foi possível encontrar uma solução que pudesse antecipar este cenário", explicou.

A LPFP vai "aplicar o que existia nos próprios regulamentos e que já definia o caso em concreto do Gil Vicente - havendo uma decisão judicial transitada em julgado tem de haver uma época de permeio entre a decisão judicial e a entrada numa nova categoria".

"E é isso que vai acontecer com toda a naturalidade", sublinhou Pedro Proença, salientando que, passados 14 anos, "far-se-á justiça com a integração do Gil Vicente" na I Liga de futebol.

O dirigente adiantou ainda que a proposta de alteração do modelo de governação da LPFP foi aceite com muita "positividade e que haverá uma alteração estatutária até ao final da presente época".

Melo Rosa