
PAULO NOVAIS/LUSA
O presidente do FC Porto votou a favor da reintegração imediata do emblema minhoto na I Liga, mas seria chumbada na Cimeira dos Presidentes
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, confirmou, esta quarta-feira, ter votado favoravelmente à reintegração imediata do Gil Vicente na I Liga, decisão essa, contudo, chumbada na Cimeira dos Presidentes.
"Penso que foi uma reunião produtiva, em que foi discutido o caso do Gil Vicente. Havia a dúvida se devia ser já integrado na I Liga ou se teria de esperar pela época 2019/20. Foi decidido que tem de esperar, mas eu lamento pelo Gil Vicente, que é um clube que tem feito muito pelo futebol e que vai passar um ano a jogar para o boneco."
A decisão, difícil, foi compreendida, a contragosto, pelo líder dos barcelenses, Francisco Dias da Silva. "O presidente do Gil Vicente compreendeu os argumentos daqueles que votaram contra a reintegração imediata do clube, e que são aceitáveis. No meu caso, votei a favor da reintegração, até porque para o futebol do FC Porto não cria qualquer problema e era justo que assim acontecesse."
9323904
Depois, na reunião, foi apresentado o modelo de governação que, segundo Pinto da Costa, "tem coisas muito positivas". "Não deu para nos manifestarmos profundamente perante a forma como o modelo foi apresentado, tendo o presidente da Liga decidido, e muito bem, que todos os elementos iriam ser disponibilizados aos clubes para que estes possam fazer as suas observações e depois seguirá uma proposta para uma AG da Liga que os clubes aceitarão ou não. Tratou-se de uma decisão sensata, como normalmente são todas as do presidente da Liga."
