Benfica

Rui Vitória risca oito jogadores do plantel

Com o desejo de reforçar a equipa em três posições nesta janela de mercado, os encarnados procuram arranjar colocação para vários atletas pouco utilizados e que são vistos como excedentários

Com vista à segunda metade da época, o Benfica prepara uma redução drástica do número de atletas às ordens de Rui Vitória. Atualmente, o técnico encarnado trabalha com 26 jogadores de campo, mas a intenção passa por contar apenas com um lote de 21 elementos, excluindo os guarda-redes, para o ataque ao ambicionado pentacampeonato.

Nesta equação de emagrecimento entram os três reforços pretendidos nesta janela de transferências. Disposto a contar com novas unidades no sector defensivo - o lateral-direito Ebuehi está amarrado -, a contratação de um defesa-central é prioritária, não sendo de excluir a chegada de mais um jogador para outras posições, cenário que está em fase de avaliação por parte dos responsáveis pela SAD encarnada.

Além dos casos de Lisandro López, Kalaica, Willock e Chrien, Douglas, Filipe Augusto e Gabriel Barbosa são três atletas que não contam para Rui Vitória. Com escassos minutos de utilização esta temporada, a saída do Benfica é o cenário pretendido. Emprestado pelo Barcelona, Douglas chegou à Luz para competir com André Almeida, dada a transferência de Nélson Semedo para os catalães, mas o defesa brasileiro não mostrou argumentos que convencessem o treinador das águias.

O Benfica já tentou devolver Douglas ao Barcelona, situação recusada pelos catalães. O emblema blaugrana entende que compete aos encarnados resolver a situação do lateral de 27 anos, que só cumpriu seis jogos, metade na Liga dos Campeões. Vindo do Inter por empréstimo, para colmatar a saída de Mitroglou para o Marselha, Gabriel Barbosa foi uma contratação falhada e os 165 minutos de águia ao peito são elucidativos. Com um golo marcado, frente ao Olhanense, o avançado brasileiro está há muito descartado das opções do tetracampeão.

Já Filipe Augusto realizou 14 desafios, mas deixou de ser incluído nas últimas convocatórias e perdeu espaço para os concorrentes diretos no meio-campo, inclusive Keaton Parks. Promovido da equipa B para o plantel principal, o jovem norte-americano alinhou em quatro encontros, o último dos quais em Moreira de Cónegos. Sem Fejsa e com a lesão de Samaris, Parks entrou ao intervalo para a posição seis.

Outro dos casos prende-se com os extremos Zivkovic e Diogo Gonçalves. Cobiçado pelo Sevilha, o sérvio pode sair por empréstimo, ele que não está satisfeito com a escassa utilização, com apenas 838". Caso os encarnados não consigam colocá-lo, a opção de emagrecimento poderá passar pela saída de Diogo Gonçalves, que tem pretendentes no campeonato português.

Já assegurado, Rakip, médio sueco de 21 anos, também não permanecerá no plantel.

Rui Miguel Gomes / Paulo Nunes Teixeira