Relatório da consultora KPMG revela que entre os vencedores das 12 principais ligas europeias, o Benfica foi o que registou maior lucro.
Corpo do artigo
O Benfica foi o campeão das 12 principais ligas europeias que mais lucrou em 2016/17, revelou esta terça-feira o relatório "The European Champions Report", apresentado pela KPMG.
A consultora indica que as águias registaram um lucro de 44,5 milhões de euros, valor que deixa o clube da Luz à frente de "tubarões" como Real Madrid (21,4 milhões), Bayern de Munique (39,2 milhões) e Juventus (42,6 milhões).
Para tal, muito contribuíram as vendas de Lindelof, ao Manchester United, e Gonçalo Guedes, ao Paris Saint-Germain, conforme refere o estudo.
Em termos de receitas operacionais, o Real Madrid foi o clube que registou o valor mais elevado, com 671 milhões de euros. Neste particular, o Benfica registou 128,2 milhões. O Mónaco registou o maior crescimento, de 86 por cento, com receitas de 144 milhões de euros.
Nos custos com pessoal, o Real também é líder, com 406,1 milhões de euros. O Benfica regista 74,7 milhões de euros neste aspeto. Além do tetracampeão nacional e do campeão espanhol, os clubes analisados pela KPMG foram os seguintes: Mónaco, Besiktas, Celtic, Chelsea, Basileia, Bayern de Munique, Spartak Moscovo, Viitorul Constanta, Feyenoord e Juventus.