Sporting

Os mandamentos do adepto do Espanhol anti-Barça, a torcer pelo Sporting

Mario Reyes vai ser adepto do Sporting por uma noite Gustavo Bom/Global Imagens

O JOGO foi ao outro lado da capital da Catalunha, ouviu a minoria e também a sensibilidade portuguesa de quem sabe o que é estar cercado de Barça por todos os lados. Vê-los perder é (quase) tudo

Na Barcelona fria destes dias, às portas de uma visita de uma decisiva visita do Sporting a Camp Nou, é raro, mas não muito, vislumbrar alguém passear-se com as cores do Espanhol, o histórico mas secundário clube da capital da Catalunha onde o independentismo se vai calando. Porém, o sentimento da minoria é comum. Um repente de simpatia para com o Sporting, com um pedido saído do coração: ganhem-lhes!

Mário Reyes, 26 anos, passa os dias no Estádio Cornellà-El Prat, nova casa dos periquitos, alcunha do Espanhol. Ao nosso jornal, faz uma declaração seca e sincera de intenções. "Não é fácil encararmos todos os dias a superioridade do Barcelona. Ser do Espanhol é ser resistente e não fazemos concessões. Somos tão catalães quanto eles, mas queremos que percam e sempre", disparou, reforçando: "O Sporting também não tem a força do Barça, mas é famoso por ser o clube de Figo e Ronaldo. Que ganhem. Por nós! Que os destruam. Nós, os pericos [periquitos] agradecíamos", gracejou.

César Peixoto jogou no segundo emblema de Barcelona e partilhou com O JOGO a vivência espanholista. "Quem, como eu, jogou no Espanhol fica a saber muito da história de Espanha, da Catalunha e da animosidade que o adepto do Espanhol tem em relação ao Barcelona. Tem uma mentalidade parecida à do V. Guimarães. São do seu clube e só do seu clube. Funcionam como comunidade para se protegerem do gigante mais próximo, que neste caso está na sua cidade. Em cada adepto do Espanhol vai haver um sportinguista. Eles querem que o Barça perca sempre. É garantido", contou o antigo dianteiro, vincando: "Ali as pessoas têm a necessidade de provar que são do Espanhol; puxam logo do cartão de sócio. Mantenho muitas amizades lá e eles, apesar de saberem que o Barça é um clube muito maior, são de um orgulho extremo."

Quanto ao jogo, César Peixoto apostou: "O Barcelona tem o primeiro lugar garantido e pode rodar a equipa, mas vai ser sempre muito difícil. O Sporting tem de acreditar que pode fazer um jogo histórico, até porque nunca ganhou fora em Espanha para as provas europeias. Em Madrid esteve perto de lá chegar, mas pode ser que seja desta. O Sporting tem feito uma bela Champions."

A lista de mandamentos:

-Dizer que a Shakira é de todos e não do Piqué

- Lembrar que o único clube importante em Barcelona fundado por um catalão é o Espanhol

- Eleger sempre Ronaldo como o melhor jogador do mundo

- Considerar os adeptos culés turistas

- Torcer contra o Barça em todas ocasiões é dever religioso

- Beber mais do que qualquer blaugrana

- Ser sexualmente mais ativo (um estudo demonstrou que, em La Liga, o adepto do Espanhol é o que tem mais casos extraconjugais)

Filipe Alexandre Dias