Leixões

"Pasme-se, a Caixa pediu cópia dos documentos de identificação dos sócios"

Os dirigentes do Leixões estão impedidos, há sete meses, de ter acesso à principal conta bancária, desconhecendo o montante ali creditado e os movimentos efetuados

A Direção do Leixões continua a queixar-se de não ter acesso à conta que o clube tem na Caixa Geral de Depósitos (CGD), continuando, assim, sem saber que fundos tem, que movimentos foram feitos pelos anteriores dirigentes e quais as verbas recebidas (quotas, patrocínios, etc.).

O caso já persiste desde que a Direção ainda geria o clube como Comissão Administrativa (CA) e prende-se com o facto de aquela entidade bancária, primeiro, não ter reconhecido a legitimidade da CA e, depois, já enquanto Direção, ter sido informada pela CGD, que "não haviam sido cumpridos os requisitos estatutários para a realização de uma assembleia geral do Clube", que viria a eleger os atuais dirigentes. O clube tudo refuta.

"Às anteriores Direções nunca foram levantados estes problemas", começou por dizer, em conferência de Imprensa, o presidente Duarte Anastácio, revelando que a CGD chegou a pedir "a cópia dos documentos de identificação de todos os sócios que elegeram a CA". Sem ter tido problemas noutros bancos, Duarte Anastácio, acompanhado pelo presidente da AG, Manuel Dias, diz "não saber se se pretende estrangular financeiramente o clube ou impedir o conhecimento dos movimentos que no passado foram feitos...".

Por agora, Manuel Dias refere que aquela entidade bancária tem "no máximo, dez dias para facultar o acesso à conta ou tudo será resolvido por via judicial". Por outro lado, Duarte Anastácio, recorda que "a anterior Direção não entregou os cartões, os códigos de acesso online, nada...", ou seja, a conta poderá estar a ser indevidamente movimentada, sem que o único titular da mesma, o Leixões, tenha conhecimento ou dado autorização para tal. Do lado da CGD de Matosinhos não há qualquer esclarecimento e a gerente Carla Manuela Vieira permanece indisponível para comentar.

Miguel Ribeiro