Liga Europa

Aboubakar marca, mas a chuva de golos foi na Bélgica e França

Alkis Konstantinidis/Reuters

Está concluída a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa.

O Lyon bateu o Roma, por 4-2, num encontro dos oitavos de final da Liga Europa de futebol em que esteve em desvantagem, enquanto o Besiktas alcançou um valioso empate na Grécia (1-1). Com o guarda-redes português Anthony Lopes no onze, o Lyon inaugurou o marcador logo aos oito minutos, pelo defesa Diakhaby, mas o Roma deu a volta ainda na primeira parte, através do egípcio Salah, aos 20, e do argentino Fazio, aos 33, com Mário Rui a assistir ao jogo no banco de suplentes dos italianos.

Na segunda parte, os franceses alteraram o cenário com golos de Tolisso, aos 47 minutos, de Fekir, aos 74, e de Lacazette, aos 90+2, impondo a terceira derrota consecutiva dos romanos em todas as competições.

No primeiro encontro pós-Paulo Bento, o Olympiacos empatou a uma bola com o Besiktas, com Diogo Figueiras no onze titular dos gregos e André Martins a entrar na segunda parte, enquanto Ricardo Quaresma esteve na equipa inicial dos turcos.

O veterano argentino Cambiasso colocou os campeões gregos em vantagem, aos 36 minutos, mas o avançado camaronês Aboubakar, jogador emprestado pelo FC Porto ao Besiktas, refez a igualdade aos 53.

Na Alemanha, em Gelsenkirchen, Schalke 04 e Borussia Moenchengladbach também empataram a um golo, com Hofmann a dar vantagem aos forasteiros, aos 15 minutos, e o austríaco Burgstaller a fazer o tento da equipa da casa, aos 25.

Em Vigo, um golo do suplente Beauvue deu a vitória (2-1) ao Celta em cima do minuto 90 perante o Krasnodar. O dinamarquês Wass, ex-jogador do Benfica, tinha colocado os espanhóis em vantagem, aos 50 minutos, mas os russos responderam através do sueco Claesson, aos 56.

Na Bélgica, o Genk foi ao campo do Gent golear por 5-2 com destaque para um bis de Samata, jogador da Tanzânia.

Antes, o Manchester United empatou no terreno do Rostov (1-1), um resultado que deixa a equipa de José Mourinho em vantagem devido ao golo fora.

No Estádio Olímpico de Rostov, num relvado em más condições, os 'red devils' até estiveram em vantagem no marcador, quando o arménio Mkhitaryan concluiu uma boa jogada coletiva, aos 35 minutos, mas os campeões russos responderam na segunda parte.

Aos 53 minutos, o avançado Bukharov apareceu solto na área dos ingleses e bateu o argentino Romero, o habitual guarda-redes do Manchester United nos jogos da Liga Europa.

Com este resultado, a formação comandada por Mourinho vai iniciar o duelo da segunda mão, em Old Trafford, em vantagem, devido à regra do golo marcado fora.

Em Chipre, com arbitragem do português Jorge Sousa, o Anderlecht ficou mais perto dos quartos de final, ao batet por 1-0 o APOEL Nicósia, que apresentou Nuno Morais na equipa titular e como capitão. O romeno Stanciu marcou o único golo do encontro, aos 29 minutos.

Na Dinamarca, Artur Soares Dias apitou o triunfo caseiro do Copenhaga sobre o Ajax, por 2-1. Logo do primeiro minuto, Falk colocou os dinamarqueses na frente, mas Dolberg refez a igualdade, aos 32.

Na segunda parte, aos 60 minutos, Cornelius garantiu o triunfo do Copenhaga, equipa que está a disputar a Liga Europa depois de ter sido eliminada na primeira fase da Liga dos Campeões no grupo do FC Porto.

Redação