Sporting

Os pormenores da transferência de André Pinto para o Sporting

Central ainda foi tentado por uma oferta do Hull City, mas aceitou assinar pelo Sporting por metade

O Sporting, numa jogada de antecipação e já de preparação para a próxima temporada, garantiu a contratação do defesa-central André Pinto, internacional português que o Braga acaba de afastar do plantel principal por não querer prolongar a duração do vínculo, que expira no final da época. Em fim de contrato, chegará a Alvalade no verão - é o primeiro reforço para 2017/18 -, mais precisamente a 1 de julho, tendo-se comprometido com os leões por quatro anos (mais um de opção, até 2022, indexado à taxa de utilização) após a realização de exames médicos em Lisboa, conforme antecipado ontem pela edição online de O JOGO.

Em termos de vencimento, o defesa, de 27 anos, vai auferir à volta de 1,1 milhões de euros brutos por temporada, tendo recusado uma proposta muito mais vantajosa do Hull City (treinado por Marco Silva), que lhe oferecia praticamente o dobro (2,2 milhões de euros). Esta operação, entre intermediação e prémio de assinatura, custará ao Sporting um montante a rondar um milhão de euros.

Cumpridas as formalidades legais, o Sporting notificou o Braga do acordo alcançado com o defesa, que já em outubro tinha sido sugerido aos verdes e brancos. "Não nos diz respeito. É um caso encerrado", assumiu ontem o treinador da equipa minhota, Jorge Simão, responsável pelo afastamento do jogador a meio deste mês. "Em relação ao André Pinto, não conto mais com ele e tem de resolver a sua situação contratual com o clube. Esta é uma decisão irrevogável", disse o técnico a 11 de janeiro, por altura do confronto com o Marítimo para a Taça da Liga. O Sporting, atento à situação de um jogador que já era considerado interessante pela estrutura verde e branca, não perdeu tempo e fechou negócio com o central, que também estava no radar da Fiorentina e... do Benfica.

Desde que saiu da formação do FC Porto, que nunca representou profissionalmente, André Pinto já vestiu as camisolas de Santa Clara, V. Setúbal, Portimonense, Olhanense, Panathinaikos e Braga, onde, lembre-se, era um dos capitães da equipa. Esta época, debateu-se com uma lesão num pé e só participou em 15 desafios (três golos).

João Sanches/Rafael Toucedo/Rui Miguel Gomes