Benfica

Sporting assombra Rui Vitória e tudo por culpa de 2014/15

Rui Vitória no Benfica-Nápoles Gerardo Santos/Global Imagens

Rui Vitória está à beira da pior sequência de derrotas no banco do Benfica e, para a evitar terá de bater um rival habituado a entrar nos seus pesadelos.

Vindo de duas derrotas consecutivas, na deslocação ao terreno do Marítimo e na receção ao Nápoles, Rui Vitória atravessa um dos momentos mais sensíveis desde a sua chegada ao Benfica e está obrigado a responder à adversidade já este domingo, no dérbi de Lisboa. Para já, o técnico dos encarnados igualou a pior sequência de resultados vivida com a águia ao peito - perdeu 2-1 frente ao Galatasaray e 3-0 com o Sporting, em outubro de 2015 - e, no domingo, terá a tarefa de evitar uma sucessão de três derrotas consecutivos, algo que nunca ocorreu desde o início do seu reinado no Estádio da Luz, no início da temporada 2015/16.

Para cumprir essa missão e manter o tricampeão nacional no topo da tabela, algo que, já por si, configura um cenário de pressão, Rui Vitória terá de preparar a equipa para "escapar" à derrota no dérbi frente a um Sporting que tem estado sempre presente nos momentos menos conseguidos da sua carreira.

Na época 2014/2015, quando o treinador ainda orientava o V. Guimarães, foram os leões que sentenciaram a última sucessão de três derrotas consecutivas, algo que podem repetir no jogo da Luz, sofrida até esta data. À época, João Mário, Adrien, Slimani e Nani apontaram os golos de um triunfo por 4-1 dos lisboetas, após os vitorianos terem sido derrotados por Boavista (3-1) e V. Setúbal (1-0), nas duas jornadas anteriores. Em 2013/2014, o Sporting voltou a estar ligado às duas sequências negativas de Rui Vitória no campeonato: na primeira fechou um ciclo de cinco derrotas consecutivas e, na segunda, abriu uma série de quatro desaires seguidos do V. Guimarães.

Recorde-se que o registo do atual técnico do Benfica frente ao Sporting está longe de ser famoso - venceu apenas cinco de 18 jogos frente aos leões -, embora tenha sido uma triunfo frente a esse mesmo rival (1-0 em Alvalade) que o tenha "empurrado" para a conquista do título nacional na sua primeira temporada no banco dos encarnados.

Redação