Internacional

Recretivo do Libolo vence e aproxima-se da liderança do 1º de Agosto

Equipa liderada pelo português João Paulo Costa bateu o Progresso de Luanda Sul, por 2-1.

O Recreativo do Libolo venceu esta segunda-feira o Progresso da Lunda Sul por 2-1, aproximando-se do primeiro lugar do principal campeonato nacional de futebol angolano, que à passagem da 10.ª jornada continua a ser ocupado pelo 1.º de Agosto.

A jogar em casa, na vila do Calulo, a equipa campeã nacional em título aproveitou a oportunidade para subir na tabela, até ao terceiro lugar, depois de um mau arranque de temporada, batendo a equipa da Lunda Sul, a grande revelação do 'Girabola' de 2015.

A equipa forasteira até foi a primeira a inaugurar o marcador, aos nove minutos, por Lopes, vantagem que durou poucos minutos, até que o defesa Edy Boyom repôs a igualdade.

A reviravolta no marcador surgiu ainda na primeira parte, através de uma grande penalidade a favor da equipa treinada pelo português João Paulo Costa, convertida pelo avançado Fredy.

Apesar de várias oportunidades de golo de parte a parte, o marcador permaneceu inalterado durante toda a segunda parte, com o Recreativo do Libolo a carimbar os três pontos.

A jornada 10 do Girabola arrancou na sexta-feira, com o "escaldante" dérbi da capital entre o Kabuscorp do Palanca e o Petro de Luanda, duas das equipas que mais adeptos movimentam na capital angolana, o que obrigou a cuidados redobrados da polícia.

O Petro acabou por vencer, por 1-0, subindo desta forma, surpreendentemente, ao segundo lugar, depois da ameaça de descida de divisão que chegou a pairar na época passada.

Na frente do campeonato segue o 1.º de Agosto, que, no domingo, recebeu e venceu em Luanda, por 2-1, a outra equipa militar do campeonato, o Desportivo da Huíla, a grande surpresa da competição até ao momento.

Já o Benfica de Luanda perdeu o segundo lugar da tabela ao ser derrotado por 2-1 na deslocação ao terreno do aflito 1.º de Maio de Benguela.

No Cuanza Norte, o Porcelana FC recebeu e venceu o 04 de Abril, do Cuando Cubango, também por 2-1, num embate que envolveu duas equipas que há um ano disputavam a segunda divisão.

Ao perder, pela margem mínima, no terreno dos 'polícias' do Interclube, o histórico ASA está agora em lugares de descida, o que se junta às dificuldades financeiras que os 'aviadores' vivem desde 2015.

Redação