Gary Lineker deu a sua opinião sobre o sucedido na Luz
Gary Lineker, antiga lenda do futebol inglês, comentou o caso de alegado racismo de Prestianni para com Vinícius Júnior no Benfica-Real Madrid de terça-feira, considerando a portura do Benfica e de José Mourinho, após o jogo e sobre o tema, como "tribalismo deprimente".
"Será difícil de provar, mas digo duas coisas. Uma, porque é que o Vinícius e o Mbappé iriam mentir num momento de alegria para saborear, um golaço, não faz sentido tornar isso num momento de acusação e desespero. E segundo, a não ser que queiras esconder as tuas palavras, por que é que te esconderias por baixo da camisola?", começou por dizer no podcast The Rest Is Football, recordando o exato momento do incidente.
"Vimos há umas semanas o presidente dos Estados Unidos a publicar imagens do ex-presidente e da sua mulher como macacos, agora vemos acusações de algo semelhante num campo de futebol. O tribalismo pós-jogo foi deprimente. José Mourinho teve a audácia de culpar Vinícius por celebrar o seu golo, basicamente disse que estava a merecer. É manipulação psicológica. Os jogadores celebram golos. Devem pensar nesse momento 'se celebro vou provocar racismo?' Claro que não. É errado e absurdo colocar a culpa em Vinícius. Mourinho disse que o maior jogador do Benfica era negro, o grande Eusébio, claro que estava certo. Mas pareceu um daqueles momentos do estilo 'um dos meus amigos é negro'. Isto não era sobre o Benfica, apesar dos gestos de vários adeptos a fazer de macacos", prosseguiu.
A concluir, recordou o que antecipa das investigações da UEFA: "Imagino que será muito difícil provar. Acho muito importante que não só os jogadores negros falem, tem de vir de nós. Acredito que a maioria dos adeptos no estádio não eram racistas e talvez 99% dos jogadores de futebol não o são. O que aconteceu na terça-feira foi perturbador e deprimente, vamos recordar quem é a vítima e ficar do lado certo. Não é a primeira vez que falo destes assuntos e suspeito que não será a última. A forma como se torna contra o Vinícius é muito triste."