O Sporting conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Grupo D da Liga dos Campeões de voleibol, ao receber e vencer os alemães do SVG Lüneburg, por 3-1, em duelo da quinta jornada
No Pavilhão João Rocha, em Lisboa, os leões triunfaram por 25-21, 25-19, 16-25 e 31-29, somando os primeiros três pontos, perante os 12 dos polacos do Zawiercie e os seis dos polacos Rzeszow e do SVG Lüneburg, a uma jornada do seu término.
À procura dos primeiros pontos na competição, o Sporting entrou determinado na missão e apresentou-se ao nível exigido, num primeiro parcial equilibrado durante grande parte do tempo e que, na reta final, traduziu-se em superioridade leonina.
Aos 20-20 e com oscilações mínimas, a turma de João Coelho "puxou dos galões" e a sequência de quatro pontos seguidos galvanizou o Sporting, que fechou com um 25-21 que transportou para o segundo parcial, graças a uma reentrada muito forte.
Com um bloco sólido e a aproveitar várias falhas no serviço dos alemães, a equipa lisboeta conquistou uma vantagem considerável logo aos 6-2, que soube aguentar apesar da ténue reação (8-7), infrutífera face à qualidade do conjunto do Sporting.
Com novo parcial de quatro pontos consecutivos, rumo aos 18-11, a turma "verde e branca" soube gerir a vantagem na etapa final (25-19) e garantiu logo que não iria sair a "zeros", destacando-se sobretudo a grande capacidade defensiva dos "leões".
Contudo, a partir do terceiro parcial o SVG Lüneburg elevou o seu nível, chegando aos 5-9, apesar da resistência sportinguista, mas sem nunca lograr a recuperação no "set", com vários remates falhados a somarem-se na tentativa de reverter o jogo.
Dessa forma, o SVG Lüneburg, apoiado no Pavilhão João Rocha por várias dezenas de ruidosos adeptos, foi cada vez mais aumentando a sua vantagem e triunfou no parcial, por 16-25, fazendo com que o encontro reabrisse numa fase ascendente.
O conjunto germânico voltou a entrar melhor no quarto parcial e teve a "negra" na mão, ao alcançar os 19-24 no marcador, mas a fantástica recuperação por parte do Sporting, cheia de resiliência, evitou a igualdade e decidiu a vitória, com 31-29.
Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting - SVG Lüneburg, 3-1.
Parciais: 25-21 (28 minutos), 25-19 (25), 16-25 (26) e 31-29 (38).
Sob a arbitragem do búlgaro Konstantin Yovchev e do romeno Bogdan Laurentiu Stoica, as equipas alinharam:
- Sporting: Sergey Grankin, Nicolás Perren (líbero), Jonas Aguenier, Edson Valencia, Lourenço Martins e Jan Galabov. Jogaram ainda Kelton Tavares, Gonçalo Sousa (líbero), Armando Velásquez, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Pokersnik.
Treinador: João Coelho.
- SVG Lüneburg: Santeri Valimaa, Sho Takahashi (líbero), Joscha Kunstmann, Axel Enlund, Daniel Gruvaeus e Ethan Champlin. Jogaram ainda Jackson Howe, Axel Larsen e Cole Young.
Treinador: Stefan Hübner.
Assistência: Cerca de 500 espectadores.